SP atinge 66,8 milhões de vacinas do Butantan entregues ao Ministério da Saúde

IB liberou novo lote de 2 milhões de doses do imunizante na manhã desta segunda-feira (9)

seg, 09/08/2021 - 11h13 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria acompanhou na manhã desta segunda-feira (9) a entrega de mais 2 milhões de doses da vacina do Butantan contra a COVID-19 ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Com o novo lote, as liberações chegam à marca de 66,8 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Volto aqui a confirmar que até 31 de agosto estaremos entregando a totalidade de 100 milhões de doses da vacina do Butantan para o Programa Nacional”, disse Doria.

Trata-se da primeira remessa de vacinas fabricadas com o lote recorde de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) entregue pela empresa farmacêutica Sinovac ao Instituto Butantan, no dia 13 julho. Foram 12 mil litros de matéria-prima usados para a fabricação dos imunizantes.

A matéria-prima foi envasada no complexo fabril do Butantan, na zona oeste da cidade de São Paulo, e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.

Na madrugada de quinta-feira (5), o IB recebeu nova carga de 4 mil litros de IFA para produzir e entregar outras 8 milhões de doses da Coronavac. Além disso, o Governo de São Paulo recebeu no domingo (8), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 2 milhões de doses prontas do imunizante, que foram enviadas pela biofarmacêutica chinesa Sinovac em um voo da companhia aérea Turkish Airlines.

As vacinas liberadas hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.

Flickr: https://www.flickr.com/gp/governosp/2c30zi

Vimeo: https://vimeo.com/584889845

SoundCloud: https://soundcloud.app.goo.gl/UW8jP