SP amplia postos de vacinação contra Covid-19 para as estações do Metrô, CPTM e EMTU

O horário de atendimento para imunização de todos os grupos prioritários será das 9h30 às 17h

qua, 12/05/2021 - 13h33 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (12) que estações da CPTM e Metrô, além de terminais de ônibus da EMTU, terão postos de vacinação contra Covid-19 para aplicação da 1ª dose em todos os grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Imunização (PEI).

“A rede de transportes metropolitanos terá postos de vacinação contra Covid-19 a partir de amanhã, para facilitar o acesso a vacina da população que utiliza o transporte público. E também o Metrô, a CPTM e a EMTU terão postos para receber doações do Alimento Solidário, da vacina contra fome”, disse Doria.

A partir desta quinta-feira (13), as pessoas aptas à imunização poderão se vacinar em quatro estações da CPTM: Guaianases ( Linha 11-Coral), São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista, na Linha 12-Safira. Também haverá postos de atendimento na estação Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha do Metrô) e no Terminal de Ônibus São Mateus da EMTU. O funcionamento será das 9h30 às 17h. Para ter acesso às informações sobre os públicos que integram os grupos prioritários e suas respectivas obrigatoriedades, acesse o site https://vacinaja.sp.gov.br/.

A partir do dia 17 de maio a vacinação também estará disponível nas estações República, Pinheiros e Butantã, da Linha 4-Amarela. Para agilizar o atendimento no dia da vacinação, é indicado que seja feito um pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). É necessário informar nome completo, CPF, data de nascimento, endereço completo e telefone.

“Essa contribuição do Sistema dos Transportes Metropolitanos como ocorre anualmente, essa aliança do Governo com a prefeitura, visa ajudar ampliar a capacidade e a capilaridade de imunização dos cidadãos assim como ocorre em outros programas de imunização”, disse Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos.

Alimento Solidário

Os Transportes Metropolitanos também vão aderir ao programa ‘Alimento Solidário’, promovido pelo Fundo Social do Governo do Estado. Mais de 180 estações e terminais da CPTM, Metrô e EMTU participam do projeto, que tem como objetivo reunir doações de alimentos não perecíveis para que as prefeituras façam a distribuição às famílias em situação de extrema vulnerabilidade. As caixas de arrecadação poderão ser encontradas próximas às catracas de acesso nas estações e terminais.

Vacinação de colaboradores do transporte público

Na última terça-feira, dia 11, foi iniciada a vacinação contra o coronavírus para os trabalhadores da linha de frente da CPTM e do Metrô. Nesta primeira fase, foram incluídos operadores, maquinistas e os que desempenham suas funções no Centro de Controle Operacional (CCO) de todas as idades. Para as categorias da linha de frente como segurança, limpeza (incluindo os terceirizados) e bilheteria a vacinação é para quem tem acima de 47 anos. Na próxima semana, a partir do dia 18, serão incluídos motoristas e cobradores de ônibus intermunicipais da EMTU.

Vacinação nos Transportes Metropolitanos

Em 2020, as empresas ligadas à STM, em parceria com secretarias de saúde dos municípios, aplicaram 77.120 vacinas de febre amarela, gripe, poliomielite e tríplice viral. Com 10 milhões de passageiros por dia, em tempos normais, os transportes metropolitanos ajudam a levar vacina à população há quase 20 anos, participando de campanhas de saúde. Para ter uma ideia da capacidade de contribuição dos transportes metropolitanos, na UBS Cambuci, a que mais aplicou vacinas em 2020 na capital, foram 62.806 vacinas.

Serviço:

Postos de Vacinação contra Covid-19
Horário: das 9h30 às 17h

Locais:
A partir de 13/05

CPTM

Linha 11-Coral: Estação Guainases
Linha 12-Safira: Estações São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista
Metrô
Linha 3-Vermelha: Estação Corinthians-Itaquera
EMTU
Terminal de Ônibus São Mateus

A partir de 17/05
Metrô
Linha 4-Amarela: Estações República, Pinheiros e Butantã

Alimento Solidário

CPTM – Todas as estações das Linhas 7-Rubi, 8-Diamante (exceção das estações Amador Bueno e Santa Rita), 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
Metrô – Todas as estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e Linha 15-Prata
EMTU – 11 Terminais de Ônibus Intermunicipais
Terminal São Mateus
Terminal Santo André Oeste
Terminal São Bernardo do Campo
Terminal Piraporinha (Diadema)
Terminal Diadema
Terminal Jabaquara
Terminal Taboão (Guarulhos)
Terminal CECAP (Guarulhos)
Terminal Vila Galvão (Guarulhos)
Terminal Luiz Bortolosso (Osasco)
Terminal Cotia