SP amplia integração com municípios para estabelecer políticas de segurança alimentar

Secretaria de Agricultura oferece palestras, debates e oficinas voltados à estruturação da política paulista de segurança alimentar

qua, 22/03/2017 - 9h08 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem intensificado os debates com os gestores públicos municipais para incentivar e orientar a criação de políticas de segurança alimentar. Neste mês, as equipes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP) e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ambos da pasta, realizaram encontros com representantes do poder público, bem como da sociedade civil, associações e cooperativas de produtores rurais, para incentivar a produção sustentável de alimentos pelos agricultores familiares e pequenos produtores e a sua participação nos processos de compras institucionais.

No período, o Consea-SP realizou a segunda edição do “Seminário e Oficina de Segurança Alimentar“ nas regionais de Presidente Prudente e Araçatuba, oferecendo palestras, debates e oficina voltados à estruturação da política paulista de segurança alimentar. Também foi apresentado o Sistema de Compras Públicas da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Pasta em ambiente eletrônico para trazer mais transparência aos processos de aquisição de alimentos da agricultura familiar.

A ferramenta auxilia tanto o produtor rural, que consegue visualizar com maior facilidade as informações e requisitos para concorrer nos editais, quanto o gestor público, que conta com suporte para elaborar editais mais claros e consistentes, agilizando o certame. “Há grande interesse dos agentes da iniciativa pública em aprender mais e a interagir, melhorando na qualidade dos editais de compras destinadas ao pequeno agricultor”, afirmou Michel Reche, que detalhou as funcionalidades do sistema durante palestra nos seminários.

Também foram organizadas reuniões integradas com os Conselhos Regionais de Ribeirão Preto e São Carlos, alem de encontro com prefeitos e representantes das secretarias de Educação, Agricultura e Assistência Social das prefeituras de Araras e Jundiaí, com o objetivo de organizar a estrutura municipal e alinhar as ações com o governo estadual.

Para o secretário executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho, “a intensificação de ações junto aos municípios tem como foco o fortalecimento da segurança alimentar na perspectiva da assistência social, da saúde pública e da agricultura, realizada em harmonia com o meio ambiente“, disse.

Integração que é fundamental para intensificar as ações do Estado nos municípios, conforme avaliou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. “Zelar pela saudabilidade dos alimentos provenientes da agropecuária paulista e apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar são determinações do governador Geraldo Alckmin para a pasta”, disse.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento