Sorocaba passa a integrar a Rede Lucy Montoro

Cidade será beneficiada com a 15ª unidade do serviço de reabilitação estadual

ter, 23/04/2013 - 14h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes, a implantação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Sorocaba. O anúncio é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado de São Paulo e o Banco do Brasil.

Por meio do TAC, o Banco do Brasil repassa à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência o valor de R$ 5,8 milhões para a construção da nova unidade. O TAC foi firmado atendendo a um pedido do Ministério Público para que as antigas agências da NossaCaixa, hoje pertencentes ao Banco do Brasil, oferecessem acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência.

“Vai atender o Sudoeste do Estado, abrangendo cerca de 50 municípios. Uma grande unidade, três pavimentos, desde prevenção, atendimento, reabilitação, excelência na qualidade do trabalho. Temos dor incapacitante, casos de paralisia cerebral, amputados, paraplégicos, lesão medular, AVC, enfim, um grande número de pacientes que serão beneficiados com um tratamento gratuito e de qualidade”, afirmou o governador durante o evento.

A decisão pelo investimento em uma unidade de reabilitação se deu pela forte demanda existente, sobretudo no interior do Estado. Também foi considerada a necessidade de atender todos os inscritos que aguardam na fila de espera para o recebimento de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e os serviços de reabilitação.

A implantação da unidade em Sorocaba, que ocupará uma área de 2.184 m², proporcionará aumento da qualidade de vida das pessoas com deficiência da região, que abrange 48 municípios. A unidade terá capacidade para realizar cerca de 6 mil atendimentos/mês oferecendo reabilitação integral à pessoa com deficiência, por meio de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais especializados, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e fonoaudiólogos.

A unidade de Sorocaba será implantada no terreno do Governo do Estado, junto ao Hospital Regional de Sorocaba e contará com o apoio técnico da Faculdade de Medicina da PUC de São Paulo. Atualmente, 14 unidades estão em funcionamento em todo o Estado.

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência
(11) 5212-3702 / 3701