Solução de equações é nova videoaula do Centro Paula Souza no Youtube

Iniciativa mostra o trabalho de educadores das Etecs e Fatecs e, ao mesmo tempo, oferece material para quem está se preparando para provas

sex, 05/07/2019 - 9h10 | Do Portal do Governo

Relembrar conceitos de matemática e aprender a aplicá-los em questões interdisciplinares são as propostas da nova videoaula do projeto Aulas Fundamentais, que já está disponível no canal do Centro Paula Souza (CPS) no Youtube. Nesta semana, o professor Fábio Aparecido, da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, fala sobre resolução de equações de primeiro primeiro grau. Essa iniciativa visa mostrar o trabalho de educadores das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e, ao mesmo tempo, oferecer material para quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos.

Na opinião de Aparecido, parte das dificuldades dos alunos do Ensino Médio com esse tipo de equação vem do fato de que os estudantes aprendem a resolução no Ensino Fundamental, mas desconhecem a aplicação prática. “Quando você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, ninguém pede para você resolver uma equação de primeiro grau. Eles apresentam um problema e você tem de identificar como resolver usando seus conhecimentos sobre a equação ou por raciocínio lógico.”

Na nova videoaula apresentada no canal do CPS, o educador resolve dois exercícios de física que requerem conhecimentos de matemática e deixa três outros desafios para quem quiser ficar craque em equações de primeiro grau. O canal de Aparecido no Youtube traz outros materiais de estudo.

A série Aulas Fundamentais já mostrou vídeos sobre a formação da União Europeia, raciocínio lógico, interpretação de textos e ecologia.

Do Centro Paula Souza