Sistema Estadual de Museus divulga imagens das obras roubadas em Santos

O objetivo é contribuir com as investigações e recuperação das peças roubadas do Museu de Arte Sacra de Santos no último domingo, dia 3

qua, 06/07/2016 - 20h11 | Do Portal do Governo

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP) divulgou as fotografias das 20 obras roubadas do Museu de Arte Sacra de Santos no último domingo, 3, no intuito de contribuir para as investigações e recuperação das peças.

– Veja as fotos aqui

O Sisem-SP já entrou em contato com o Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil) para articulação junto à Interpol e orientou o Museu a inserir informações sobre as obras roubadas no Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O de Santos é um dos 22 museus de arte sacra inventariados pelo Sisem-SP, em um trabalho que teve início em 2012 sob coordenação do Museu de Arte Sacra da Capital. A iniciativa teve o objetivo de assegurar identificação, proteção, pesquisa e difusão do patrimônio museológico paulista de Arte Sacra e funciona, ainda, como ferramenta auxiliar no combate ao tráfico desses bens culturais.

“O inventário é o que garante o registro de cada obra, a descrição de suas características e um arquivo fotográfico que facilitam sua identificação, inclusive numa ocorrência de roubo como esta”, afirma o coordenador do SISEM-SP, Davidson Panis Kaseker.

O Sistema Estadual de Museus é gerido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e articula mais de 400 museus paulistas, tanto estaduais quanto municipais e privados.

Quem tiver qualquer informação sobre as peças roubadas deve entrar em contato com o Museu de Arte Sacra de Santos: (13) 3219-1111.

Da Secretaria da Cultura