Sistema de Proteção Escolar promove integração entre escola e direitos dos alunos

Programa dispõe de manuais de apoio com orientações para os gestores escolares

sex, 16/01/2015 - 15h49 | Do Portal do Governo

O Sistema de Proteção Escolar foi implantado pela Secretaria da Educação com o objetivo de promover a integração entre a escola e a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O programa dispõe de manuais de apoio que contém orientações de como os gestores escolares podem lidar com situações de vulnerabilidade com os 4 milhões de alunos paulistas.

Entre as principais ações do Sistema está a presença do professor-mediador nas unidades. Hoje, são milhares de profissionais capacitados para criar ações preventivas e aproximar a comunidade das unidades de ensino. Outro destaque que o Sistema proporciona é o projeto de vigilância eletrônica, que tem como objetivo de garantir a proteção do patrimônio público nos ambientes escolares, por meio de uma cobertura mais eficaz na vigilância do prédio. Atualmente, o projeto está em funcionamento em mais de 20 Diretorias de Ensino da rede estadual.

O Sistema de Proteção Escolar também é responsável por um conjunto relevante de atividades, tais como prevenção ao bullying, prevenção de uso de álcool e outras drogas, riscos no ambiente escolar, entre outras. Essas atividades tem o objetivo de contribuir para a formação e o aperfeiçoamento dos educadores da rede estadual de educação em temas centrais na redução de vulnerabilidades nas escolas e na proteção da comunidade escolar.

Para saber mais sobre o Sistema de Proteção Escolar, a Educação disponibiliza ao interessado um site exclusivo voltado para o programa. Nele, pais, alunos e toda a comunidade escolar podem ficar sabendo de todas as ações, métodos e ferramentas que o Sistema oferece.

Da Secretaria da Educação