Sistema de captação de água da chuva leva estudante de Etec a feira em Santa Catarina

Aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel, de Cachoeira Paulista, vai apresentar projeto que desenvolveu e foi implantado na própria escola

qua, 12/08/2015 - 14h07 | Do Portal do Governo

O aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel, de Cachoeira Paulista, José Porto Puccini, vai apresentar projeto que desenvolveu para captação de água da chuva entre hoje, 12, e sexta-feira, 14, na exposição científica Infomatrix 2015, em Lages, Santa Catarina.

Implantado na própria escola, o sistema filtra e armazena a água coletada pela calha instalada no telhado. A limpeza de impurezas é feita por com carvão mineral, brita e areia e a água filtrada é usada para jardinagem e lavagem do piso da Etec.

Este é o terceiro evento do qual José participa. Em 2014, levou seu sistema para a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). Neste ano, foi selecionado para mostrar o trabalho na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O estudante explica que depois de cada atividade aproveita as críticas recebidas para fazer melhorias no projeto.

Viável

“Vai ser uma experiência inesquecível. Cada feira é uma história para contar e acho que isso deve ser repassado para os alunos”, diz José. Ele revela que já deu palestras para motivar outros estudantes a expandir o universo da sala de aula e desenvolver boas ideias.

Seu exemplo também tem efeito prático, já que o sistema que criou pode ser implantado mesmo em residências e é eficaz na economia de água em tempos de escassez. “Tenho o desejo de expandir o projeto para outras pessoas, arquitetos e mesmo quem quiser colocar em casa. É bastante viável e o custo é muito baixo”, conta.

A ideia que nasceu nas aulas de química do professor Bethoel Hummel Fernandes que também ajuda a guiar os caminhos futuros do jovem. “Antes não sabia muito bem o que queria fazer na faculdade. Agora decidi pela Engenharia Ambiental”, revela.

Viagem

Para participar da Infomatrix, José recebeu apoio massivo da escola, que buscou patrocínio e doações para financiar a viagem e a hospedagem do estudante.

O auxiliar docente João Lourenço será seu acompanhante, já que José ainda não completou 18 anos. Envolvido no projeto desde seu início, João deu suporte ao estudante, especialmente na parte de metodologia científica. “O José sempre quis participar de projetos, houve muito interesse da parte dele. Ele é muito voltado para a área de ecologia”, explica.

A Infomatrix é um evento internacional. Realizado pela primeira vez no País, além de mostrar iniciativas dos jovens, funciona como eliminatória nacional para credenciar estudantes que desenvolvem projetos de interesse social a participar de eventos internacionais.

Do Centro Paula Souza