Sistema criado por alunos de Etec economiza água no banheiro

Solução desenvolvida pelos alunos da Etec de Ribeirão Preto trata a água da pia com filtragem e cloro para reúso na descarga; a medida de baixo custo gera economia de 60% na conta de uma casa com quatro pessoas

ter, 16/02/2016 - 16h15 | Do Portal do Governo

Os estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, em Ribeirão Preto, criaram um sistema que trata a água usada na pia do banheiro a fim de reutilizá-la na descarga do vaso sanitário. O mecanismo pode gerar uma economia de até 60% na conta de água de uma residência com quatro pessoas. No projeto dos alunos do curso técnico de Edificações, Maristela Cristina Oliveira Guimarães, Felipe Gama Pereira e Enaldo Pereira dos Santos, a água da pia passa por um filtro e é tratada com cloro antes de ser reutilizada. O objetivo do trabalho é reduzir o uso de água potável no banheiro, onde são consumidos cerca de 80% dos recursos hídricos de uma casa.

“A gente quer mostrar que não é preciso usar água potável para dar descarga. Se uma pessoa gasta, em média, de dois a cinco litros a cada vez que vai lavar as mãos, sempre terá água para o reúso. E como essa água será filtrada e clorada, não terá cheiro”, diz Maristela.

Para implantar o sistema, é necessário utilizar vaso sanitário com caixa acoplada. O material para a instalação custa cerca de R$ 300. “Em cinco meses, a pessoa recupera o valor investido no equipamento com a economia na conta de água. Mas o ganho não é só financeiro, é ambiental também”, afirma a estudante.

Fácil instalação

O projeto ‘Sistema de tratamento de água cinza de baixo custo’ venceu a 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), em 2015, na categoria Infraestrutura. A professora Denise Cristina Rosário Vieira, que orientou o trabalho, explica que o sistema, além de econômico, é fácil de ser instalado em qualquer residência. “Os materiais podem ser adquiridos em uma loja ou hipermercado de materiais de construção ou lojas de bricolagem. O banheiro só precisa ter vaso sanitário com caixa acoplada. A ideia é não quebrar nada.”

Segundo a professora, o sistema é uma alternativa econômica, eficiente e ecológica. “O uso de água potável na descarga do vaso sanitário é um grande desperdício, assim como para lavar carros e calçadas”, acredita. “Em áreas onde há escassez de água potável, fazer o tratamento de um efluente com baixa carga poluidora, baixo custo e facilidade na instalação seria uma solução viável.”

Assista ao vídeo e veja a demonstração do funcionamento do sistema criado pelos alunos da Etec de Ribeirão Preto.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec -, em mais 300 municípios paulistas.

As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.

Do Centro Paula Souza