Simpósio discute profissionalização docente no Centro Paula Souza

Evento acontece nos dias 20 e 21 de maio e contará com a participação de professores das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado)

seg, 19/05/2014 - 20h06 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza promove, nos dias 20 e 21 de maio, o Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec). Com o objetivo de estimular a troca de experiências e debates sobre a profissionalização docente, a edição 2014 do simpósio contará com a participação de professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e também das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

O encontro é aberto a todos os educadores da instituição e será realizado na própria sede do Centro Paula Souza, no prédio do Centro de Capacitação, no bairro Santa Ifigênia, no centro da capital.

Durante os dois dias de evento, serão apresentados 40 artigos acadêmicos elaborados pelos docentes do Centro Paula Souza, divididos em três linhas de estudo: “Identidade do professor e saberes da docência”, “Formação do professor” e “Representações sociais do professor”. Após a exposição, haverá mesas de debate com os pesquisadores.

Além das palestras, os visitantes poderão conferir 15 projetos em formato de pôsteres no hall de entrada do prédio. A abertura do simpósio será no dia 20, às 9h30, e contará com palestras de especialistas do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Confira a programação

Linhas de estudo

Formação do professor – formação pedagógica, acadêmica, em serviço ou continuada e seu impacto na estruturação do profissional docente.

Identidade do professor e saberes da docência – reflexão sobre o que é ser professor, seu perfil, competências, habilidades, valores e conhecimentos específicos.

Representações sociais do professor – formação docente a partir de uma perspectiva coletiva: maneira como a sociedade percebe e avalia a função e recompensas sociais da docência.

Do Centro Paula Souza