Seminário discute criatividade e pensamento crítico na escola

Encontro promovido pelo Instituto Ayrton Senna acontece nesta quinta-feira (5), em São Paulo

qua, 04/03/2020 - 14h33 | Do Portal do Governo

Debater a importância da educação integral, do desenvolvimento das competências socioemocionais e discutir criatividade e pensamento crítico em sala de aula. Esses são alguns dos objetivos do Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola, que o Instituto Ayrton Senna promove nesta quinta-feira (5), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo

A abertura do encontro contará com Jânio Macedo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Rebeca Otero, Coordenadora de Educação da Unesco; e  Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, que falará sobre a importância da criatividade e do pensamento crítico na sociedade do conhecimento.

O evento continua com uma programação diversa. Pesquisadores da Índia, EUA, França e Bélgica participarão de mesas com especialistas brasileiros, trazendo evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras. Pesquisadores do Conselho Científico do Instituto Ayrton Senna estão entre os convidados, como Filip de Fruyt, professor da Universidade de Ghent (Bélgica) na área de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social, e Oliver John, professor de Psicologia da Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA).

  • Confira a programação completa aqui
  • Para quem estiver fora de São Paulo, o evento terá transmissão ao vivo pelas redes do Canal Futura e também no site do Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna é parceiro da Secretaria da Educação no desenvolvimento do Inova Educação, nova política educacional que entrou em vigor no ano de 2020 para trazer o desenvolvimento de competências socioemocionais a todas as unidades da rede estadual, com a criação de três novos componentes escolares: as eletivas, a eletiva de tecnologia e o Projeto de Vida.

Da Secretaria da Educação