Semanas tecnológicas agitam o mês de outubro nas unidades do Centro Paula Souza

O objetivo é disseminar trabalhos de estudantes e professores de Fatecs e Etecs e trazer a reflexão sobre profissões técnicas e tecnológicas

ter, 09/10/2012 - 9h11 | Do Portal do Governo

Tradicionalmente, diversas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais realizam eventos tecnológicos no mês de outubro destinados a profissionais, estudantes e professores. As semanas, simpósios e congressos colaboram para disseminar trabalhos de estudantes e professores de Fatecs e Etecs, trazer a reflexão sobre profissões técnicas e tecnológicas e promover a integração com a sociedade e o mercado de trabalho. O ponto alto é a 6ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que ocorre de 23 a 25 de outubro, em São Paulo.

Fatec Jundiaí

Com 20 palestras, 13 minicursos e atividades culturais, começou nesta segunda, 8, e vai até o dia 11 de outubro a Semana de Tecnologia da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí. O evento é gratuito e aberto ao público. Participam os 1,5 mil alunos dos cursos tecnológicos de Logística, Eventos, Gestão Ambiental, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação e Informática para a Gestão de Negócios.

Entre os destaques da programação, estão os minicursos “Introdução à Programação em Android”, com Benedito Cristiano Petroni e Claudio Luís Oliveira; “RH”, com Wilson Gardim, e as palestras “O mercado para desenvolvimento iOS (Apple)”, com Humberto Zanetti; “Gestão de Resíduos Eletrônicos – o Caso da Itautec S/A”, com Mário Célio Lozano Costa; “Direção e Produção Cultural”, com Wagner Nakarato, e “Os desafios e oportunidades do mercado de Turismo e Eventos”, com Lourdes D´Orta.

Haverá ainda atividades culturais, como a exibição dos filmes de ficção científica Minority Report, Blade Runner e Gattaca, seguidos de debates coordenados por Emerson Freire do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS).

Fatec Jundiaí: Avenida União dos Ferroviários, 1.760, Bairro Ponte de Campinas, Jundiaí, telefones (11) 4522-7549/(11) 4523-0092

Etec Martin Luther King

De 8 e 11 de outubro, a Escola Técnica Estadual (Etec) Martin Luther King, da Capital, realiza sua 1ª Semana Tecnológica, tendo como tema Sustentabilidade e Meio Ambiente. Integra a programação uma feira com a apresentação de diversos trabalhos produzidos pelos alunos dos cursos técnicos de Mecatrônica, Mecânica, Automação Industrial, Manutenção Automotiva, Marketing e Administração.

A cada dia de evento, estão previstas quatro palestras com representantes de empresas, como a Codema/Sacania, Metrô de São Paulo, ItaúTec e AES Eletropaulo.

Etec Martin Luther King: Rua Apucarana, 815, Tatuapé, São Paulo, telefone (11) 2091-7465.

Fatec São Paulo

A Fatec São Paulo realiza o 14º Congresso de Tecnologia do dia 15 ao 19, na capital. Com o tema Educação Tecnológica: Qualificação para o crescimento do País, o evento busca integrar alunos, comunidade acadêmica, profissionais e o setor produtivo.

Várias atividades estão associadas a esse encontro. Uma delas é o Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica, nos dias 17 e 18, onde são apresentados trabalhos com a participação de instituições de ensino públicas e privadas de vários Estados brasileiros. 

Também integra a programação a Exposição Tecnológica, de 16 a 18, que conta com 27 empresas de áreas como sistemas, tecnologia e equipamentos, e com trabalhos de alunos da própria Fatec. Além disso, há a exposição 4ª Tecnologia e Arte. Nesse período, são comemorados os 35 anos do curso de Tecnologia em Soldagem da Fatec São Paulo.

Fatec São Paulo: Avenida Tiradentes, 615, Blocos A e B, Bom Retiro, São Paulo, telefone (11) 3322-2200

Fatec Pindamonhangaba

Já em Pindamonhangaba, interior do Estado, a Fatec local realiza seu 5º Simpósio de Tecnologia, do dia 16 ao 18. A participação é aberta a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais, além de instituições públicas e privadas com atuação nas áreas ambiental e de metal-mecânica.

Fatec Pindamonhangaba: Rua Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias, 4.010 km 154,5, Residencial Pasin, Pindamonhangaba, telefone (12) 3648-8756

Feteps

A 6ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) ocorre de 23 a 25 de outubro, na capital, reunindo projetos de pesquisa de Etecs e Fatecs.

Nas edições anteriores, o evento também contou com a participação de instituições de educação profissional do setor privado do Brasil e estabeleceu parcerias com entidades da América Latina. Em 2012, pela primeira vez participa da Feteps a Feira Ibero Americana de Ciências e Tecnologia, a Empírika, evento bienal e itinerante, organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2010 até 2018. A edição anterior foi na Espanha e a próxima, em 2014, será no México.

Mais informações na página da Fetepp: www.feteps.com.br.

Do Centro Paula Souza