Semana Metrô do Meio Ambiente começa nesta segunda

Evento coloca em debate o papel dos transportes coletivos no desenvolvimento sustentável

dom, 03/06/2012 - 14h22 | Do Portal do Governo

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Peter Walker, farão a abertura da 7ª Semana Metrô do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 4, às 9h. O evento, programado para os dias 4, das 9 às 17h40, e 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), das 9 às 12h, no Edifício Cidade I (Rua Boa Vista, nº 170, no centro da capital), colocará em debate a mobilidade urbana e o papel dos transportes coletivos e os meios não motorizados na promoção do desenvolvimento sustentável.

Entre os destaques da programação estão o lançamento do Relatório de Sustentabilidade do Metrô – edição 2011 e discussões sobre a aprovação da Lei de Diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana (janeiro de 2012). Essa legislação estabelece como um dos princípios o acesso universal à cidade e a relação do desenvolvimento urbano com a melhoria do transporte público.

Nesta edição, com o tema “Mobilidade Sustentável para o Equilíbrio Urbano”, o seminário tem como objetivo ampliar a discussão sobre as iniciativas de governos e sociedade para garantir a melhoria da mobilidade nas metrópoles. Outros temas relevantes para a mobilidade urbana e a sustentabilidade serão debatidos, a exemplo dos impactos dos impactos da política tarifária na mobilidade, do “teletrabalho”, da expansão do Metrô e do engajamento das empresas com a sociedade.

Na tarde desta segunda-feira, 4, também serão apresentados alguns cases, como a coleta seletiva nas estações do Metrô e o programa de reciclagem de cartões, desenvolvidos por empregados da Companhia, e a experiência da artista plástica Laila Assef, “Quando a arte transforma o lixo”. Na terça-feira, 5, pela manhã, serão abordados temas como o desenvolvimento urbano e o transporte público para acesso universal à cidade, demanda por transportes e o lançamento do Relatório de Sustentabilidade do Metrô-2011.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail unimetro@metrosp.com.br. Mais informações pelo telefone (11) 3188-6296.

Exposições

No mês de junho, o Metrô abrirá espaço para seis exposições ligadas à preservação do meio ambiente. Um dos destaques é a instalação na Estação São Bento, composta de luminárias desenvolvidas pela artista Laila Assef, a partir da reciclagem de garrafas Pet descartadas nas praias e mangues do vilarejo de Trancoso, no sul da Bahia. As estações Jardim São Paulo, Alto do Ipiranga, Clínicas e Ana Rosa também receberão mostras sobre o tema.

Do Metrô