Semana da Matemática contará com diversas atividades nas escolas da rede estadual

Educação orienta que as unidades de ensino realizem múltiplas atividades em homenagem a data

ter, 05/05/2015 - 14h49 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 6, comemora-se o Dia da Matemática. Para celebrar a data, a Educação orientou as cinco mil escolas da rede a realizarem diferentes atividades com os números durante toda a semana. Jogos de raciocínio, disputa de teoremas e até concurso de frações fazem parte da programação. A ideia é que professores e coordenadores pedagógicos organizem as práticas em cada escola.

Em Sorocaba, por exemplo, os alunos da E.E. Monsenhor João Soares vão concentrar as atividades no espaço inaugurado no início do ano letivo: a “Matemoteca”. O novo ambiente, o primeiro desse tipo na rede estadual, reúne ferramentas para o estudo da disciplina como jogos de tabuleiros e objetos para o ensino das formas geométricas. A proposta é que alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio utilizem a temática para ampliar o conteúdo.

Na capital paulista, o famoso “Teorema de Pitágoras” servirá de apoio para a produção de engenhocas. A proposta é que alunos do 8º ano da E.E. Romeu de Moraes criem as próprias catapultas e coloquem a teoria em prática. Já em Suzano, estudantes do 6º e 7º anos participam da etapa final do III Desafio da Matemática. Mais de 60 escolas do município e de Ferraz estão na disputa.

“O ensino da Matemática é a base para o aprendizado de inúmeras disciplinas, como a Física e Química. Os conceitos matemáticos também estão na realização de atividades do cotidiano. É fundamental incentivar o estudo e oferecer aos estudantes métodos mais criativos e eficientes. Por isso, na rede estadual, organizamos um currículo atento às necessidades dos alunos e colocamos à disposição do professor inúmeros cursos de formação e reciclagem”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Desempenho em matemática tem recorde histórico

Em fevereiro, a Educação divulgou as médias do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Os resultados em Língua Portuguesa e Matemática confirmam a melhora do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede em 2014. Saiba mais aqui.

Da Secretaria da Educação