Semana da Alimentação começa com lançamento de livros e premiação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) comemora a data com eventos voltados aos funcionários e ao público em geral

ter, 16/10/2012 - 12h03 | Do Portal do Governo

A Semana da Alimentação, tradicionalmente comemorada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) com eventos voltados ao público em geral e ao público interno, começa nesta terça-feira, 16, com um evento no Salão Nobre, entre as 14h e as 16h, que contará com a presença da secretária Mônika Bergamaschi, profissionais ligados à pasta, a outros órgãos e entidades.

Na ocasião, serão lançadas pelo Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Cesans/Codeagro/SAA) duas publicações. Ambas serão disponibilizadas no site www.codeagro.sp.gov.br.

O livro “Receitas de Ouro”, cujo nome é referência a uma seleção dos cem melhores pratos criados pelo Cesans em sua cozinha experimental (inaugurada em 1982), apresenta preparações não somente com foco na alimentação saudável, mas também de aproveitamento de alimentos e produtos da época.

O “Manual de Sucos” busca incentivar o consumo de água, frutas, verduras e legumes. O material traz, ainda, informações nutricionais e benefícios de diversos tipos de alimentos, informa os períodos de safra dos principais vegetais, como selecionar, armazenar e higienizar os produtos a serem utilizados. Tudo ricamente ilustrado.

Ainda durante o evento, será feita a entrega do Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SP). Os vencedores recebem uma salva de Prata (primeiro colocado) e uma menção honrosa (segundo e terceiro lugares), em reconhecimento. O júri reuniu-se no dia 8 para julgamento final dos 11 trabalhos habilitados.

Ganharam, na categoria “Programa ou Projeto de Políticas Públicas”, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (Itesp), com o programa “Produzindo Melhor no Campo”, que aborda a formação e capacitação de agricultores assentados; e em “Pesquisa Científica”, o Instituto de Pesca da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IP/Apta/SAA), com o trabalho “Desenvolvimento de biscoito à base de carne mecanicamente separada de peixes subutilizados”, que avalia os atributos nutricionais, funcionais e sensoriais do produto (veja todos os participantes em www.consea.sp.gov.br).

Público interno

Para os funcionários da Pasta, na quarta-feira, 17, será ministrada uma palestra sobre a dieta sem glúten, com distribuição de apostila com orientação para alimentação na doença celíaca, coffee break com receitas sem glúten e sorteio de brindes.

Na quinta, 18, no saguão de entrada do restaurante da Secretaria, será promovido o “Alimentando sua Saúde”, atividade interativa de orientação nutricional e degustação de receitas. Haverá cardápio especial no restaurante em que os funcionários comem diariamente, com receitas das publicações recém-lançadas, será feito testes de glicemia e distribuídos materiais informativos.

A ideia das ações voltadas ao público interno é, além de integrar, passar conceitos de alimentação balanceada, saudável e economia doméstica que possam ser utilizados no dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida da equipe e suas famílias.

Fórum da FAO

Na sexta-feira, 19, os órgãos ligados à Secretaria participam do IV Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos: um Futuro Sustentável, na sede do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), das 8h30 às 13 horas, promovendo degustações e divulgação de suas atividades.

Trata-se de uma ação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), como parte das solenidades alusivas à Semana Mundial da Alimentação, iniciativa da ONU comemorada mundialmente entre 15 e 20 de outubro em cerca de 160 países. O evento é também realizado pela Andef, Abag, tem apoio do Ital e do Conselho de Informação sobre Biotecnologia.

Com o objetivo de discutir os caminhos para uma produção agrícola sustentável, de modo a atender a demanda mundial por alimentos, receberá em torno de 200 profissionais dessa indústria, do agronegócio e da área de nutrição. Haverá palestras de especialistas brasileiros e internacionais, com temas como qualidade dos alimentos, padrões internacionais de segurança e tendências de mercado e consumo.

No evento, o Ital lançará o Brasil Pack Trends 2020, estudo sobre as tendências em embalagens de alimentos nos aspectos de segurança, redução de custos e sustentabilidade. O encerramento está previsto para as 13 horas.

O Ital fica na Avenida Brasil, 2.880, em Campinas. A SAA, na avenida Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, na capital.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento