Secretário de Agricultura se reúne com produtores rurais em Palestina

Arnaldo Jardim foi conhecer as instalações da futura fábrica de rações da Cooperativa Agropecuária Mista

ter, 12/07/2016 - 15h07 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, se reuniu com produtores rurais da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Palestina (Cooarpa), no dia 8 de julho, para conhecer as instalações da futura fábrica de rações da organização.

A entidade foi contemplada na 4ª chamada do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, do Governo paulista, que beneficiará 180 famílias de produtores rurais, com um investimento de R$ 800 mil pelo Governo do Estado, com recursos do Banco Mundial. Além dos equipamentos para produção da ração, a cooperativa adquiriu três silos, sendo dois com capacidade para armazenar 30 mil e um para cinco mil toneladas de grãos.

 “Saúdo os 180 produtores rurais da cooperativa, que acreditaram no projeto, pois muitas vezes empreendimentos como este nascem na dúvida de uma inviabilidade ou podem ser mal-sucedidos”, disse. “Mantenham-se unidos para avançar neste projeto, multiplicar resultados, gerar emprego e renda”, conclamou o secretário aos produtores.

 Para o presidente da Cooarpa, Antonio Alves Garcia, o projeto não seria viável sem o apoio do governo. “A fábrica irá beneficiar os agricultores familiares da região. Hoje temos à disposição uma alta tecnologia, mas para alcançar isso, os agricultores familiares precisam da ajuda do governo. Hoje em dia, a agricultura representa o equilíbrio da balança comercial”, explicou.

 O vice-prefeito de Palestina, Reinaldo Cunha, que falou em nome do prefeito Ayrton Vidolin Marques Júnior, agradeceu a parceria, afirmando que o “empreendimento será muito importante para gerar renda aos produtores rurais da região”.

 A fábrica de rações também beneficiará os produtores de outros municípios, ampliando a possibilidade de negociação do milho utilizado na produção do alimento, na opinião do cooperado Célio Luiz Justo. “O cooperativismo é a solução. Se toda a população entendesse a importância, poderíamos atender à demanda mundial de produtos. À medida em que se faz essa junção, se obtém muito mais coisas em prol do desenvolvimento comum”, finalizou o produtor.

 A reunião também teve a presença da prefeita de Nova Granada, Ana Célia Ribeiro Arroyo Salvador; do diretor do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de São José do Rio Preto, Pedro Cavallini Neto; e do diretor da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Alexandre Penteado Pires.

Da secretaria de Agricultura e Abastecimento