Secretaria do Emprego reinaugura PAT em Araçatuba

São esperados 200 atendimentos por dia no posto, onde a população pode solicitar seguro-desemprego, emitir carteira de trabalho e cadastrar-se no programa Emprega São Paulo

qua, 05/08/2015 - 14h06 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 4, o secretário estadual do Emprego, José Luiz Ribeiro, participou da cerimônia de reinauguração do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), em Araçatuba.

O local passou por reformas nos últimos meses para ampliação e melhorias no atendimento aos cidadãos. A partir de agora, a população de Araçatuba e região pode solicitar o seguro-desemprego, emitir carteiras de trabalho, além de cadastrar-se nas diversas vagas do programa Emprega São Paulo.

O Secretário Zé Luiz ressaltou a importância da reforma do posto para o trabalhador. “O PAT é um local de acolhimento ao cidadão. Quando a população chega e é recebida nesse ambiente amplo e agradável, ela se sente acolhida e tem a possibilidade de recuperar sua autoestima e dignidade”, afirma.

Durante o evento também foram emitidos 240 certificados aos formandos do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), dos cursos de açougueiro, pedreiro, panificador, eletricista, técnico de vendas e encanador.

O vice-prefeito de Araçatuba, Carlos Hernandes, o Coordenador de Operações (COP) da SERT, Helder Bovo e o diretor regional da SERT, Lucas Grandolfo, também prestigiaram a cerimônia de reinauguração.

Desde 2009 a SERT já gerou cerca de 14 mil empregos com carteira assinada em Araçatuba e região. Com a reforma do PAT, são esperados 200 atendimentos diários. “O PAT é importante para a geração de emprego, além de aproximar o empregador e o empregado. Toda essa reforma foi feita para benefício do trabalhador, que merece total cuidado e atenção do Estado”, afirmou o diretor regional, Lucas Grandolfo.

O primeiro cidadão atendido no PAT foi João Batista de Oliveira. Após 12 anos morando em Portugal, retornou ao Brasil para cuidar da esposa, que precisou realizar uma cirurgia às pressas. João cadastrou-se em uma das diversas vagas disponíveis pelo Emprega São Paulo. “Desde que cheguei ao Brasil faço bicos de pedreiro e de eletricista. Soube da inauguração e vim procurar uma oportunidade de qualificação e emprego”, relatou João Batista.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho