Secretaria de Desenvolvimento Social testa novo sistema de cruzamento de dados

Ferramenta faz parte de projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento e deverá estar pronta para uso no início de 2013

sex, 31/08/2012 - 13h10 | Do Portal do Governo

Cruzar informações de diversos bancos de dados, extrair relatórios diferenciados e emitir gráficos são algumas das funções da ferramenta que entrou em testes na quarta-feira, 29, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O novo sistema facilitará e qualificará as buscas de informações necessárias para a implementação e o monitoramento das políticas públicas sociais em todo o Estado e deve entrar em uso no início de 2013.

Doze pessoas integram o primeiro grupo de servidores que farão os testes para homologação do sistema desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). O grupo atua diretamente na gestão de programas e bancos de dados como Ação Jovem, Bolsa Família, Pró-Social e Cadastro Único (CadÚnico). Ou seja, são profissionais que utilizarão com frequência a ferramenta, cruzando os mais variados dados para comprovar sua eficiência e verificar se realmente atenderá as demandas.

Segundo Márcia Bandeira, gestora do projeto de implantação da ferramenta, na segunda etapa de testes serão utilizadas outras planilhas de informações, relacionadas ao programa Renda Cidadã, Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) e censos demográficos 2000 e 2010 do IBGE. Após a fase de testes, as equipes regionais e demais funcionários da Seds receberão treinamento para aprender a acessar os dados.

“O novo sistema será capaz de identificar, por exemplo, se na família de certo beneficiário do Ação Jovem tem idosos. Com a ferramenta, vamos conseguir relatórios diferenciados”, exemplifica Rosemare Gonçalves, coordenadora do programa.

O sistema de cruzamento de dados é resultado do Business Intelligence (BI) realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Projeto BID, como foi chamado, recebeu assessoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e teve como meta o planejamento e a implementação de ações de melhoria da eficiência e efetividade da Política de Assistência Social do Estado de São Paulo, ou seja, modernização de toda gestão da Assistência Social de São Paulo.

Parte deste “pacote de melhorias” é o sistema de cruzamento de dados que facilitará o uso da informação sobre beneficiários, projetos e instituições, garantindo a gestão integrada da rede social e favorecendo a divulgação de ações e resultados do trabalho coordenado pela Seds.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social