Secretaria de Desenvolvimento Social libera três Centros “Conviver” para o Interior

Secretário Rogerio Hamam assina convênios com os municípios de Barão de Antonina, Bálsamo e Gália

qua, 17/07/2013 - 18h26 | Do Portal do Governo

Os idosos das regiões de Avaré, São José do Rio Preto e Marília serão beneficiados com a instalação do Centro Conviver, parte integrante do programa estadual São Paulo Amigo do Idoso. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, assinou, na tarde desta quarta-feira, a liberação de recursos para as cidades de Barão de Antonina, Bálsamo e Gália.

Cada município terá disponíveis R$ 250 mil para a construção do Centro. “No Conviver, os idosos vão ter acesso a atividades culturais e a cursos, assim, possibilitando um envelhecimento mais saudável e ativo”, destacou o secretário.

Na cidade de Bálsamo, região de São José do Rio Preto, o Conviver será instalado na zona central ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “A expectativa é que cerca de 100 idosos passem pelo Conviver por dia”, acredita a prefeita Elizandra Cátia.

Barão de Antonina, na região de Avaré, também escolheu o Centro da cidade para instalar o Conviver. “O Centro do Idoso vai ficar ao lado da creche. As pessoas da terceira idade terão atividades e cursos no Conviver, assim, nossos idosos serão tratados com mais dignidade”, afirmou o prefeito Silvio Melo.

Em Gália, a Prefeitura aguarda ansiosa a inauguração do equipamento. “Hoje não temos atividades específicas para os nossos idosos. O Centro será tudo para nós”, disse o prefeito Newton Rodrigues.

Para o secretário Hamam, os três municípios demonstraram grande preocupação com a população idosa. “As cidades estão extremamente preparadas e estão de braços abertos para receber nosso Centro Conviver”, afirmou.

Centro “Conviver”

O Centro Conviver é um espaço de convivência, socialização, lazer e atividades, onde os idosos com mais de 60 anos podem frequentar. Ou seja, trata-se de um instrumento de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

A partir de agora, o Centro de Convivência de Idosos passa a ser chamado de Centro “Conviver”. O nome ressalta o lado mais humano e acolhedor das iniciativas do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Os Centros Dia também mudarão de nome, passando a ser chamado Centro “Novo Dia”.
Programa São Paulo Amigo do Idoso

Lançado em 2012 pelo governador Geraldo Alckmin, o Programa São Paulo Amigo do Idoso prevê a implantação de 108 Centros Dia e 126 Centros de Convivência para idosos. Aproximadamente cinco mil idosos serão beneficiados com os novos Centros Dia em todo Estado.

Outra ação do programa para beneficiar os idosos é o Cartão Amigo do Idoso, realizado em março deste ano. O benefício mensal de R$ 100,00 é direcionado a idosos com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo.

Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e não ser atendido nos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).