Secretaria de Desenvolvimento Social inaugura mais um Centro Dia para Idosos

A décima unidade do Estado está instalada no município de Dracena; o equipamento tem capacidade para atender 50 idosos

seg, 14/05/2012 - 15h48 | Do Portal do Governo

O Centro Dia para Idosos, projeto do Governo de São Paulo para a terceira idade, inaugurou sua décima unidade no Estado. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, esteve no município de Dracena, região da Alta Paulista, na sexta-feira, 11, para a entrega do equipamento.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias não tenham condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele.

“É obrigação do Estado prover atendimento àqueles que tanto contribuíram com a nossa sociedade. O Centro Dia proporciona, além de cuidados, atividades de lazer, bem-estar, convivência com outras pessoas e tudo isso sem a necessidade de abrigamento desses idosos. No final do dia, eles voltam para seus lares e não ficam privados do convívio com suas famílias”, comentou o secretário Rodrigo Garcia.

Em Dracena, o Centro Dia funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O local tem capacidade para atender 50 pessoas, mas inicialmente 20 idosos, selecionados pela Prefeitura, serão beneficiados com os serviços. O projeto oferecerá alimentação, higiene pessoal, lazer, cultura e recreação, assim como transporte para quem precisar.

A unidade terá assistente social, enfermeira, auxiliar de enfermagem, cuidadores, professor de Educação Física, auxiliar de limpeza e cozinheira.

“Este Centro Dia possui equipes preparadas para atender nossos idosos. É um projeto magnífico do Estado e um marco para a história de Dracena.”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Darcy Danelute Rejani.

Para o prefeito do município, Célio Rejani, a inauguração do Centro Dia é um momento marcante para a cidade. “Este sonho começou há muito tempo. É uma grande realização termos este equipamento tão importante para nossa região.”

O Governo do Estado investiu R$ 300 mil na obra. A Prefeitura investiu R$ 60 mil no custeio dos equipamentos necessários para o funcionamento. A manutenção do local também será de responsabilidade da gestão municipal. O equipamento será supervisionado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), órgão ligado à Seds.

O Centro Dia para Idosos fica na Av. Alcides Chacon Couto, nº 1.393, no Bairro Metrópole, em Dracena.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social