Secretaria de Desenvolvimento Social apoia a Campanha “Coração Azul”

A sede da pasta se mobiliza contra o Tráfico de Pessoas e ganha iluminação azul, em alusão ao Dia 30 de Julho

qui, 30/07/2015 - 17h24 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (30/7) comemora-se o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Reconhecendo a importância da mobilização, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) apoia a Campanha “Coração Azul” e iluminará a fachada do prédio, de 30/07 a 02/08, com a cor predominante da ação.

Seguida em vários países, a iniciativa foi criada pela ONU e desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). No Brasil, desde 2009, o Governo do Estado de São Paulo participa de ações sobre o tema. Em 2014 tornou-se o representante da Rede Nacional de Núcleos e Postos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas junto ao Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Juntamente com outras esferas, representantes da Seds participam do Comitê Estadual, que visa promover ações mobilizadoras para a denúncia constante a qualquer prática semelhante: venda de pessoas, abuso sexual, trabalho escravo, entre outros atos de violação dos direitos das pessoas humana.

Para o secretário Floriano Pesaro, todas as pessoas devem aderir à campanha “Coração Azul”, conscientizando-se de que a vida humana não é mercadoria. “O tráfico de pessoas é um crime hediondo e deve ser denunciado no âmbito mundial”, enfatizou.

Sobre o Núcleo

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas trabalha com as temáticas da migração, dos direitos de refugiados em São Paulo e no combate ao trabalho escravo, estimulando e participando do desenvolvimento de conhecimento sobre os temas, assim como a integração do poder público e da sociedade civil para que juntos atuem e busquem soluções para garantia de direitos.

Em todo o Estado de São Paulo participa e organiza reuniões dos Comitês de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas contando com o apoio da sociedade civil e autoridades locais dos Poderes Executivo e Judiciário, na capital paulista, e nas cidades de Santos, Sorocaba, São Sebastião, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Bauru, Registro, Marilia, Campinas, Ribeirão Preto, São Jose do Rio Preto, Presidente Prudente, Araraquara e Guarulhos.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social