Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove evento gratuito no Dia da Abelha

Encontro acontece na quinta-feira (3), na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), em Campinas

seg, 30/09/2019 - 9h10 | Do Portal do Governo

No momento em que o desenvolvimento rural sustentável é o foco total do Governo do Estado de São Paulo, incentivando a produção agropecuária com responsabilidade ambiental, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de sua Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), realiza na quinta-feira (3), em Campinas, evento comemorativo ao Dia Nacional da Abelha, como uma oportunidade para a conscientização sobre a importância das abelhas para perpetuação da vida e dos ecossistemas, com troca de conhecimento, saberes e experiências.

Com uma programação interativa, prática e lúdica, os visitantes poderão conferir palestras de especialistas nos temas ligados à apicultura (criação de abelhas com ferrão) e à meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão); participar de oficinas com temas diversos: culinária, confecção artesanal de sabonetes, de ninhos de abelhas nativas solitárias e de ninhos-iscas para captura de abelhas nativas e transferência de enxame para uma caixa racional; entre outras atrações. O evento é gratuito e as inscrições devem der feitas no dia. Sobre as oficinas, um lembrete: as vagas são limitadas, por isso as inscrições devem ser feitas no início do evento.

Durante toda a programação, haverá exposição e explicação sobre as colônias de abelhas nativas sem ferrão, degustação e venda de mel e outros produtos das abelhas. Haverá também sorteios de brindes e uma exposição fotográfica de abelhas, do artista plástico e fotógrafo Sidney Cardoso.

“Com este evento, estamos reafirmando nosso compromisso como poder público, com as atividades da apicultura e da meliponicultura, visando não apenas incentivá-las como cadeias produtivas que geram renda e emprego, mas principalmente com o objetivo de sensibilizar a sociedade em geral de sua importância para a manutenção e desenvolvimento da biodiversidade, bem como da agricultura, pois elas são responsáveis, além de serem essenciais, para a produção de alimentos”, explica Osmar Mosca Diz, engenheiro agrônomo da Divisão de Extensão Rural (Dextru) da CDRS e um dos organizadores do evento.

Curiosidades

  • A apicultura é a atividade de criação de abelhas do gênero Apis (dotadas de ferrão, as quais no Brasil são resultado do cruzamento entre as abelhas europeias introduzidas na época da colonização e uma espécie africana, introduzida na década de 1950, por isso são denominadas “africanizadas”).
  • Mais de 20 mil espécies de abelhas – pertencentes a várias famílias da ordem Hymenoptera – já foram descritas e um número indefinido ainda permanece desconhecido. Entre as abelhas nativas sem ferrão, o Brasil detém 75% das espécies, sendo um valioso patrimônio da nossa rica biodiversidade.
  • Estima-se que 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens dependam, em algum grau, da polinização. Entre os polinizadores, as abelhas são os mais importantes e mais eficientes agentes. Hoje, se conhecem, em todo o mundo, mais de 20 mil espécies, porém apenas cerca de 2% produzem mel. Entre essa porcentagem, as do gênero Apis são as mais conhecidas e difundidas.
  • A maior parte do mel produzido no Brasil é silvestre, retirada de floradas nativas. A exceção fica para o mel de Santa Catarina, que é retirado das macieiras, e para o mel de São Paulo, cuja boa parte é produzida com base nas laranjeiras e nos eucaliptos.

Atuação da CDRS

Como órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela extensão rural em São Paulo, a CDRS conta com um grupo de gestão em apicultura e meliponicultura, composto por extensionistas de diversas regiões do Estado, o qual desenvolve projetos regionais visando ao fortalecimento dessas atividades, com a realização de cursos, capacitações, oficinas e palestras para um público amplo que engloba produtores rurais, membros de comunidades tradicionais, representantes de todos os elos da cadeia produtiva, das áreas de educação e saúde, poder público municipal, bem como da sociedade em geral.

Serviço

Dia Nacional da Abelha
Data: Quinta-feira, 3 de outubro de 2019
Local: Auditório e parque da CDRS – Avenida Brasil, 2.340 – Jd. Chapadão – Campinas/SP
Horário: 8h às 17h
Inscrições gratuitas no local
Informações: imprensa.cdrs@sp.gov.br

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento