Secretaria de Agricultura criará Câmara Setorial de Fungicultura

Reunião que marca a instalação da Câmara será realizada no dia 25 de maio, às 14h, na sede da Secretaria

seg, 23/05/2016 - 20h06 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo criará, no dia 25 de maio, às 14h, a Câmara Setorial de Fungicultura – a pedido dos próprios produtores rurais. A reunião que marca a instalação da Câmara será realizada na sede da Pasta, na Praça Ramos de Azevedo, 254, em São Paulo.

“Com a implementação da Câmara, o Governo do Estado de São Paulo se aproxima do setor no intuito de apoiá-lo, desenvolvendo políticas públicas para que a produção, em grande parte de agricultura familiar, seja estimulada e alavancada, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, ressaltou Arnaldo Jardim.

A fungicultura é o cultivo de cogumelos e vem ganhando cada vez mais espaço na produção paulista. Entre os mais conhecidos está o champignon, o shitake, o hiratake e o shimeji, utilizados para fins culinários e medicinais.

De acordo com o coordenador das Câmaras Setoriais, Alberto Amorim, o grupo que discutirá ações direcionadas ao setor foi proposto por produtores e entidades em visitas técnicas do secretário Arnaldo Jardim às regiões produtoras. “Nestas visitas, vimos o quão importante seria a criação da Câmara, já que a produção de cogumelos tem crescido nos últimos anos devido ao consumo cada vez maior da população”, disse.

O último levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria, apontou que em 2014 foram produzidas no Estado de São Paulo 6 mil toneladas de cogumelos, com uma área de 127 hectares. Desse total, 67,4% se concentra na região de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

A implantação da Câmara também acompanha a forte presença da cadeia no Estado, como explica Amorim. “São Paulo é responsável por uma das maiores colônias orientais no Brasil, e muitos destes imigrantes, em grande parte agricultores familiares, são produtores de cogumelos. A importância do setor hoje é maior do que antigamente, quando não havia muita produção”, comentou.

Os interessados em participar da reunião, que é aberta ao público, devem confirmar presença por meio do e-mail camaras.setoriais@codeagro.sp.gov.br. Mais informações pelos telefones (11) 5067-0377 / 78.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento