Secretaria de Agricultura comemora o Ano Internacional das Cooperativas no Parque da Água Branca

“Coopero por um Mundo Melhor” acontece no dia 30 de setembro e terá entrada gratuita e opções de diversão, lazer e serviços para toda a família

sáb, 22/09/2012 - 13h49 | Do Portal do Governo

O Ano Internacional das Cooperativas será comemorado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no dia 30 de setembro, domingo, num evento realizado no Parque da Água Branca, na capital paulista.

Batizado de “Coopero por um Mundo Melhor”, o evento terá entrada gratuita e opções de diversão, lazer e serviços para toda a família, das 9 às 18 horas. As atividades começam com oficinas de terrário, bijuterias ecológicas, contação de histórias, esculturas com bexigas e pintura artística para a garotada. Ao longo do dia, o público poderá aproveitar as exposições e serviços de cooperativas, além de uma intervenção teatral voltada às crianças, com a Banda Stralo, às 11 horas.

Outra atração é o Espaço Saúde, onde o visitante poderá aferir a pressão arterial, o percentual de gordura corporal e o Índice de Massa Corpórea (IMC), além de receber orientações preventivas e dicas para uma vida mais saudável. O tradicional grupo de samba Demônios da Garoa encerra o evento, com um show a partir das 17 horas.

Durante todo o dia, quem se interessar poderá tirar dúvidas sobre cooperativismo e aprender como criar uma cooperativa. O presidente do Sescoop/SP e da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, ressalta que as pessoas convivem com o sistema cooperativista, mas muitas vezes não sabem a importância das cooperativas. “O evento quer aproximar ainda mais as cooperativas paulistas do público da capital. Queremos mostrar que o cooperativismo contribui para uma sociedade mais justa.”

A secretária de Agricultura Mônika Bergamaschi destaca a importância da parceria. “No ano em que a Secretaria faz aniversário de 120 anos e em que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou como ‘O Ano Internacional das Cooperativas’, promovemos esse evento para levar ao público os conceitos do cooperativismo para a melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda. De um modo lúdico e descontraído, os visitantes vão perceber o quanto o cooperativismo está presente no dia-a-dia.”

A iniciativa faz parte de uma série de comemorações que tem ocorrido em vários países. A ONU aponta o cooperativismo como um mecanismo para estimular o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação.

O evento conta com o apoio da Ocesp e a participação da Cooperart Butantan (Cooperativa de Produção, Arte e Artesanato Butantan), Coopermiti (Cooperativa de Reciclagem de Lixo Eletrônico), Uniodonto São Paulo, Unimed do Brasil, Coopertextil (Cooperativa dos Trabalhadores Produção Têxtil de São José dos Campos), Comevap (Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba), CLG (Cooperativa de Laticínios de Guaratinguetá), Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora e Coop – Cooperativa de Consumo.

Serviço

Coopero por um Mundo Melhor
Data: Domingo, 30 de setembro
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Parque da Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo, 455 – São Paulo/SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento