Secretaria de Agricultura assina protocolo de intenções com instituto italiano

O evento acontece nesta quinta, dia 14, no salão nobre do Instituto Biológico

qua, 13/06/2012 - 20h03 | Do Portal do Governo

A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi, assina nesta quinta-feira, 14 de junho, um protocolo de cooperação científica entre o Instituto Biológico (IB) – uma das seis instituições de pesquisa da pasta – e o Istituto Zooprofilattico Sperimentale Dell’Abruzzo e Del Molise G. Caporale. O evento, que acontece no salão nobre do IB a partir da 8h30, conta ainda com um ciclo de palestras ministradas por brasileiros e italianos.

O IB desenvolve um grande número de programas de pesquisa, muito deles em parceria com entidades nacionais e internacionais, como o que se delineia com o protocolo que será assinado amanhã. Além disso, participa em campanhas sanitárias contra a febre aftosa, raiva, tuberculose, brucelose, cancro cítrico e clorose variegada de citros. Por esse motivo, o instituto está se tornando referência na solução dos problemas sanitários da agropecuária paulista e brasileira.

Na Itália, o Istituto se destaca pelo importante trabalho de pesquisa e diagnóstico de doenças infecciosas que afetam os mamíferos domésticos e silvestres, aves e peixes, assim como as doenças transmissíveis ao homem (zoonoses), através de técnicas modernas e acuradas, o que o credencia como um ótimo parceiro de pesquisa e difusão de conhecimento para o Instituto Biológico.

A duração desse protocolo de intenções é de cinco anos a partir da assinatura, podendo ser prorrogado se esse for o interesse das partes. Entre as ações que serão geradas a partir desse acordo estão a formação técnico-científica e gestão de recursos humanos, inclusive através de cursos e seminários; a promoção de rastreabilidade dos alimentos de origem animal e a criação de tecnologias avançadas na área de produção de vacinas, reagentes e produtos imunológicos, a fim de implementar medidas adequadas na prevenção, profilaxia e contenção das doenças dos animais.

Serviço

Assinatura de Protocolo de Intenções
Data: Quinta-feira, 14 de junho de 2012
Horário: 8h30
Local: Instituto Biológico – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana – São Paulo/SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento