Secretaria da Justiça recebe da Unicamp Atlas sobre Migrações para o Brasil

Publicação traz dados sobre os primeiros 15 anos das migrações no Brasil e em São Paulo no século XXI

qua, 28/02/2018 - 15h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania recebeu na quinta-feira, 22, um exemplar do Atlas Temático Observatório das Migrações – Migrações Internacionais, produzido por pesquisadores do Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó” (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A publicação foi entregue ao secretário da Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e pela coordenadora do projeto, professora Rosana Baeninger, durante visita do secretário à Universidade.

O Atlas traz dados sobre os primeiros 15 anos das migrações no Brasil e em São Paulo no século XXI. Traça o panorama brasileiro das migrações internacionais no período e mostra quais são os países de origem e os municípios de residência dos imigrantes.

De acordo com o levantamento, nos primeiros 15 anos do século XXI foram registrados no Brasil 870.926 imigrantes, vindos dos mais diversos países do mundo. Do total, 367.436 foram registrados no Estado de São Paulo, em cujo território há imigrantes de 123 nacionalidades diferentes.

“Este é um trabalho de fôlego, com o qual a Universidade cumpre o seu papel de colaborar com o Estado”, afirmou o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. “É um instrumento importante para a tomada de decisões em relação a uma questão tão relevante”, acrescentou.

“O Atlas é um contributo indispensável para que possamos compreender o fenômeno da migração para o território brasileiro e decisivo para a definição de políticas públicas no Estado de São Paulo, nas áreas da Justiça, do Desenvolvimento Social, da Saúde, da Segurança Pública e da Educação”, avaliou o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania. Segundo Márcio Elias Rosa, a publicação será fundamental para as ações do poder público “a fim de garantir que imigrantes e refugiados tenham efetivamente oportunidade de inclusão e superação das dificuldades”.

A obra, ressaltou, ganha importância no momento em que o Estado de São Paulo se prepara para receber cidadãos da Venezuela que deixam aquele país em razão da crise político-econômica e cruzam a fronteira brasileira.

O estudo dos pesquisadores da Unicamp traz informações relevantes, como a análise do local de entrada do imigrante e a cidade onde ele fixa residência, dados informando que nos últimos anos a migração internacional passou a mesclar trabalhadores de diferentes perfis profissionais e socioeconômicos, e aponta para a interiorização das migrações internacionais, notadamente em São Paulo, fenômeno mais recente.

A obra, que terá lançamento oficial em abril, também foi entregue ao deputado estadual Carlos Bezerra, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e a Tatiana Amêndola, representante do secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Na ocasião, foram entregues, ainda, exemplares do livro “Migrações Sul-Sul, também produzido com a participação de pesquisadores do Núcleo de Estudos da População da Unicamp e de outras instituições de ensino e pesquisa. A publicação mostra mudança, entre diversos aspectos relacionados às migrações internacionais, mudanças no perfil das migrações nos países da América Latina.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
imprensa@justica.sp.gov.br

(11) 3291-2612