Secretaria da Justiça lança cartilha de auxílio a vítimas de violência e familiares

Público presente no lançamento receberá o material, que também deve ser distribuído em locais com grande circulação de pessoas, como estações de metrô

qua, 21/11/2012 - 12h05 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, lançará a cartilha “Da dor à busca por justiça – Orientações para vítimas de violência” no dia 23 de novembro, com evento no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, a partir das 11 horas.

Segundo a coordenadora do Cravi, Cristiane Pereira, muitos usuários do programa relatam dificuldades enfrentadas para obter informações após a morte de familiares. Na cartilha é possível observar alguns desses depoimentos, todos anônimos: “Estava lutando sem nenhum apoio. Virei polícia, advogado, investigador, sem saber o primeiro passo que iria dar”, diz um deles.

“Pensamos em uma cartilha contendo procedimentos e informações que possam auxiliar as vítimas, a fim de evitarmos a revitimização desses usuários, já frágeis diante dos efeitos da violência vivenciada”, explica a coordenadora.

Na cartilha é possível encontrar orientações sobre o que se deve fazer quando se é vítima de ameaça, lesão corporal, homicídio e latrocínio. No material também há explicações sobre o papel de órgãos como o Instituto Médico Legal (IML) e informações sobre os papéis do juiz de direito, do promotor, do delegado, do psicólogo e do assistente social. Todos eles agentes que, normalmente, mantêm contato com as vítimas e seus familiares.

Além da distribuição do material para o público presente no lançamento, está prevista a distribuição da cartilha em locais de grande movimentação, como estações de metrô.

Serviço

Lançamento: Cartilha “Da dor à busca por justiça”
Data: 23 de novembro de 2012
Horário: 11h
Local: Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães – Auditório Ministério Público – Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313 – Piso térreo – Barra Funda – São Paulo/SP

Da Secretaria da Justiça