Secretaria da Justiça e Itesp entregam reconhecimento oficial de quilombo em Registro

Peropava é o 28º quilombo reconhecido oficialmente no Estado

sex, 11/05/2012 - 15h45 | Do Portal do Governo

A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa Arruda, e o diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, entregam neste sábado, 12, em Registro, o Relatório Técnico-Científico por meio do qual fica oficialmente reconhecido o Quilombo de Peropava, o 28º do Estado de São Paulo.

A comunidade ocupa as terras desde 1850, quando um grupo de ex-escravos saiu do bairro de Guaviruva e da cidade de Iguape e subiram o rio Peropava em busca de terras para morar, plantar e criar seus filhos (os ex-escravos ficaram conhecidos na região por Mocafes, nome que eles mesmos se deram).

Atualmente, moram no local 25 famílias, que sobrevivem do trabalho como mensalista e diarista nas fazendas dos arredores. Os quilombolas também comercializam o produto excedente de pequenas roças que mantém para o consumo doméstico e mudas de plantas ornamentais, além da criação de pequenos animais, como galinhas e porcos.

Na ocasião, além do reconhecimento oficial do Quilombo Peropava, a Fundação Itesp também assinará um convênio com a prefeitura de Registro para a execução do Programa ‘Minha Terra’, visando a regularização de 3.500 imóveis. Haverá ainda a entrega de 39 títulos de domínio urbano do município.

A cerimônia será realizada às 14h, no Centro de Convivência do Idoso de Registro.

Serviço

Evento: Reconhecimento oficial do Quilombo Peropava, assinatura de convênio para execução do Programa Minha Terra de regularização fundiária e entrega de 39 títulos de domínio
Data: Sábado, 12 de maio de 2012
Horário: 14h
Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Eldorado, s/nº – Vila Tupi – Registro/SP

Da Fundação Itesp