SDM e USC firmam parceria para intercâmbio de experiências em desenvolvimento urbano

Acordo de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e a Universidade do Sul da Califórnia foi assinado durante reunião no Palácio dos Bandeirantes

ter, 26/02/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

“Estamos aqui para construir pontes, na esperança de juntos criarmos modelos viáveis que possam ser copiados por outras partes do mundo”. Assim, Max Nikias, presidente da University of Southern California (USC), traduziu a expectativa da instituição com a assinatura do acordo de cooperação entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM), e a USC, líder mundial em educação e pesquisa. Com representação em oito países, a universidade também abriu esta semana seu escritório em São Paulo, o primeiro da América do Sul.

A parceria oficializada nesta terça-feira, 26, no Palácio dos Bandeirantes, proporcionará a troca de experiências e melhores práticas na área de desenvolvimento urbano, além da capacitação técnica de profissionais da SDM e da Empresa de Planejamento Metropolitano – Emplasa.

A comitiva de especialistas e conselheiros da Universidade do Sul da Califórnia, também integrada pelo reitor da USC Price School of Public Policy, Jack Knott, e pelo presidente da USC Board of Trustees, Ed Roski, foi recebida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, pelo secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e pelo presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Renato Viégas.

Edson Aparecido enumerou as semelhanças entre São Paulo e o Estado da Califórnia, salientando a força econômica paulista, como 18ª economia do mundo, e a importância da RMSP, como a terceira mancha urbana do planeta, atrás apenas de Tóquio e Nova Délhi. Destacou ainda que a USC chega ao Brasil num momento importante, pré-Copa do Mundo e Olimpíadas, quando o Estado de São Paulo realiza investimentos significativos na mudança da matriz de mobilidade urbana – R$ 53 bilhões em metrô e trem. O Estado da Califórnia, por sua vez, é o oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo.

Edmur Mesquita considerou o ato altamente positivo, “e consolida uma postura que o governador Geraldo Alckmin adotou na atual gestão, com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que tem papel essencial, estratégico na política estadual de desenvolvimento urbano”. Ele destacou a excelência da instituição norte-americana e a oportunidade que se abre de aperfeiçoamento das políticas, programas e projetos metropolitanos desenvolvidos pelo Governo do Estado em áreas importantes como planejamento e gestão, habitação, transportes, infraestrutura, desenvolvimento econômico, saneamento básico, finanças e administração pública.

Max Nikias destacou o poder das parcerias internacionais, motivo que os trouxe até São Paulo e levou a USC a outros oito países. “A USC encoraja seus professores e alunos a olharem tudo com perspectiva global”, disse. A própria universidade é um microcosmo, com 38 mil alunos – 9 mil estrangeiros, entre os quais 60 brasileiros, oriundos de 50 estados, 115 países, tendo 90 movimentos religiosos representados no campus.

“A assinatura deste acordo deixa claro o objetivo da USC de colaborar com o desenvolvimento econômico e metropolitano de São Paulo e de todo o Brasil. É também neste contexto que se enquadra a parceria com a USP e o acordo com a Fapesp que já vem trabalhando nesse sentido desde 2012”, afirmou Max Nikias.

Histórico da parceria

Para o presidente da Emplasa, Renato Viégas, “essa parceria não poderia ser melhor, pela experiência e vocação da USC de globalizar o conhecimento no intercâmbio acadêmico”. Com o acordo, a SDM consolida o processo de troca de experiências iniciado em 2011, quando o reitor Jack Knott esteve em São Paulo e foi recebido pelo então secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.

Em 2012, a diretora de Gestão de Projetos da Emplasa, Diana Motta, retribuiu a visita à USC Price, onde realizou palestras sobre “Os Desafios do Desenvolvimento Urbano no Estado de São Paulo e no Brasil” e apresentou os principais projetos desenvolvidos pela SDM e pela Emplasa.

Também no ano passado, a Secretaria realizou, em parceria com a USC, o workshop e a edição especial da Aula São Paulo, que contou com grande público, sobre “Desenvolvimento Metropolitano e Experiências Internacionais”. Participaram desses eventos especialistas do quilate de Hassan Ikhrata, diretor da Southern California Association of Governments (SCAG), de Richard Green, diretor do USC Lusk Center for Real Estate, e de Eric Heikkila, diretor de cooperação técnica internacional da USC Price, entre outros renomados convidados. Ainda este ano, será lançada uma publicação com o conteúdo dessas apresentações.

Sobre a University of Southern California

A University of Southern California, instituição privada de ensino e pesquisa localizada em Los Angeles, foi fundada em 1880. Tradicionalmente, a entidade incentiva o intercâmbio acadêmico, o que fez dela a universidade americana com maior número de estudantes estrangeiros. Regida por um Conselho de Curadores, presidido pelo engenheiro CL Max Nikias, a USC reúne 38 mil estudantes, sendo 17.500 em cursos de graduação e 20.500 em cursos de pós-graduação. Além dos dois campi localizados na cidade de Los Angeles, a Universidade possui escritórios em oito países. Já foram alunos da universidade os cineastas George Lucas e Walter Salles e o astronauta Neil Armstrong.

Da Casa Civil