Saúde promove testes gratuitos de hepatites B e C na Consolação

Ação acontece nesta sexta-feira, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, com objetivo de incentivar o diagnóstico precoce

qui, 01/08/2013 - 11h45 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta sexta-feira, 2 de agosto, Dia Mundial contra as Hepatites Virais, um mutirão de testes gratuitos para diagnóstico de hepatites B e C na região central de São Paulo.

Das 9h às 16h profissionais da Pasta farão plantão no Instituto Clemente Ferreira (rua da Consolação, 717) para a realização dos exames. Também serão oferecidos testes para detecção de HIV e sífilis.

A ação é uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria, por meio do Programa Estadual de Hepatites, e do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, e tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças.

As Hepatites B e C são transmitidas por meio de relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada, da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou amamentação, ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings, por transfusão de sangue contaminado.

Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 3% da população mundial estão infectadas com o vírus da hepatite C, e 170 milhões de pessoas são portadoras da forma crônica da doença.
“É muito importante que as pessoas realizem o teste e saibam se estão ou não infectadas. O diagnóstico precoce é fundamental para tratamento e controle”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do CRT-DST/Aids.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064 / 8711