Saúde e Pró-Sangue pedem doação para aumentar estoques

Fundação opera com apenas 40% das reservas necessárias; manutenção dos estoques é fundamental para realização de cirurgias

seg, 16/03/2020 - 20h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Pró-Sangue pedem apoio da população para recuperar os estoques de sangue. Hoje, a instituição está operando com apenas 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública.

A manutenção do estoque é fundamental para a realização de cirurgias. Os sangues do tipo O+O-A- B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia.

Em fevereiro, a doação de sangue registrou forte queda, possivelmente como impacto das férias e feriado de carnaval, por exemplo.

“Pedimos apoio às pessoas para que doem sangue sempre que puderem, e especialmente neste momento. A doação de sangue é segura e fundamental para ajudar a salvar vidas”, enfatiza o Secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann.

Os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Será realizada uma entrevista de triagem, no dia da doação. Devido ao novo Coronavírus, há alguns impedimentos que podem ser consultados a seguir.

No site da Pró-Sangue é possível consultar os pré-requisitos básicos para doar. A dica é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o atendimento é mais rápido. Para horário de funcionamento dos postos de coleta acesse www.prosangue.sp.gov.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.

Os endereços dos postos de coleta em demais regiões de SP podem ser consultados em: http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/outros-destaques/doacao-de-sangue.

Coronavírus

O novo coronavírus foi incluído pelo Ministério da Saúde nos critérios de triagem. No momento, não podem doar os seguintes perfis de:

– candidatos procedentes de regiões com transmissão local são considerados inaptos por 30 dias, após retorno destas áreas.

candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção confirmada pelo COVID-19 ou casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas;

candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos);

candidatos que tiveram contato próximo com pessoas que vieram de regiões com casos autóctones podem doar após 14 dias do contato, desde que assintomáticos. 

Fundação Pró-Sangue
Assessoria de Imprensa
(11) 4573-7695
imprensafps@prosangue.sp.gov.br