Saúde convoca paulistas para doar sangue antes das festas de fim de ano

Campanha visa evitar baixa nos estoques durante um período em que há quedas no número de doações e aumento no número de acidentes

ter, 18/12/2012 - 9h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população paulista a doar sangue antes do período das festas de Natal e Ano Novo. Em média, nesta época, as doações chegam a cair até 30%.

O objetivo da iniciativa é garantir os estoques nos hospitais em uma época em que costuma haver aumento no número de acidentes e, com isso, um grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue.

Para doar sangue basta ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

“A doação de sangue é fundamental o ano inteiro. Porém, neste período de festas de fim de ano, este ato de solidariedade torna-se ainda mais necessário para evitar a redução dos estoques neste período e também no início do próximo ano”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.

Há mais de 100 postos de coleta de sangue em todo o Estado. Para conferir a localização e o telefone de contato de cada um deles basta acessar o site www.saude.sp.gov.br/doesangue.

Da Secretaria da Saúde