Saúde alerta sobre cuidados com a baixa umidade do ar

Falta de chuva deixa o tempo seco e aumenta a poluição, agravando problemas respiratórios

qua, 15/08/2012 - 17h22 | Do Portal do Governo

Há 26 dias sem chuvas e sem previsão para os próximos 10 dias, a umidade relativa do ar está com índices críticos em São Paulo. Como consequência, parte da população sofre com o agravamento de doenças respiratórias, infecções das vias aéreas e viroses, além daqueles que são acometidos com ardência e ressecamento nos olhos, boca e nariz.

Para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas de saúde em decorrência do tempo seco, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.

A baixa umidade relativa do ar dificulta a dispersão de poluentes. Esses poluentes, na forma de diversos tipos de partículas (ácaros, enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materiais queimados, entre outros), ao ficarem em suspensão no ar, acabam sendo inalados pelas pessoas, o que acaba favorecendo a ocorrência de problemas respiratórios e infecções.

“Com o ar mais seco, as vias aéreas são diretamente afetadas, facilitando a entrada de vírus e bactérias. A prevenção é o melhor remédio”, diz Fábio Pereira Muchão, pneumologista do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, unidade da Secretaria localizada no bairro de Heliópolis, zona sul da capital.

O especialista destaca, ainda, que crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de problema respiratório são os grupos mais vulneráveis às doenças neste período e precisam redobrar os cuidados.

Dicas:

– Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição);

– Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h, quando a umidade do ar estiver baixa;

– Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;

– Não use o umidificador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor;

– Lave as narinas com soro fisiológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;

– Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;

– Evite frequentar lugares fechados onde haja grande concentração de pessoas, como shopping centers, supermercados e cinemas.

Da Secretaria da Saúde