São Sebastião: Defesa Civil do Estado realiza capacitação no município

Com foco na melhora da resiliência, a capitação será destinada aos agentes municipais de todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba

seg, 23/10/2023 - 10h36 | Do Portal do Governo
Nos dias 24 e 25 de outubro, o município de São Sebastião sediará o Ciclo de Treinamentos da Defesa Civil do Estado para o período das chuvas de verão, destinado aos agentes de defesa civil dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte. No sábado (28), moradores da Vila Sahy participarão de um exercício simulado de abandono de área de risco, organizado pela Defesa Civil Municipal em parceria com a Defesa Civil do Estado.
Na quarta (26) e quinta-feira (27), agentes da Defesa Civil Estadual distribuirão uma cartilha desenvolvida pelo Governo de SP com informações úteis para os moradores da Vila Sahy, com orientações de prevenção aos desastres e explicação sobre o processo de demolição dos imóveis interditados e a reconstrução das novas moradias que serão entregues às famílias que ficaram desabrigadas após o deslizamento de terra que atingiu o bairro em fevereiro deste ano.
Ciclo de treinamentos para chuvas de verão
Na edição deste ano, o Ciclo de Treinamentos para Chuvas de Verão contará com oito oficinas presenciais e realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para deslizamento de terra e inundação. Todos os agentes dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram convidados a se inscrever pela plataforma virtual da Escola de Defesa Civil.
As aulas são divididas em dois dias e contam com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, voltada a orientação sobre os procedimentos para o resgate de animais domésticos, a Climatempo discorrerá sobre as condições climáticas previstas para os próximos meses. O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (CEPED-SP/USP) falará sobre a gestão da logística humanitária.
A Divisão de Resposta da Defesa Civil abordará os processos necessários para a decretação da situação de emergência e estado de calamidade pública.  No segundo dia, os alunos farão uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitá-los a reconhecerem as características do solo e identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.
Agenda das oficinas preparatórias
Mês de outubro:
18 e 19 – Guarujá
24 e 25 – São Sebastião
31out e 01nov – Campinas
Mês de novembro:
07 e 08 – Sorocaba
09 e 10 – Campinas
13 e 14 – São Paulo e Região Metropolitana
22 e 23 – Itapeva
28 e 29 – Registro
Exercício simulado e implantação do Mapa Comunitário de Risco na Vila Sahy
No sábado (28), os moradores da Vila Sahy participarão do um exercício simulado para abandono de área de risco organizado pela Defesa Civil Municipal em parceria com a Defesa Civil do Estado. O evento simulará ocorrência de deslizamento de terra, com vítimas de soterramento e que afetará parte da comunidade. As equipes de resposta, juntamente com os moradores, terão que iniciar o trabalho logo após o desastre. Todo o cenário será voltado para a pronta resposta das equipes, que atuarão no pós-desastre, na orientação da comunidade, como rota de fuga e no direcionamento para local de ponto de encontro, para que os moradores saibam como se comportar e agir durante uma tragédia.
No dia 4 deste mês foi realizada uma reunião preparatória com os moradores da Comunidade para apresentar o projeto e eles aprovaram o simulado por unanimidade. O único pedido que fizeram é que não seja acionado nenhum tipo de sirene, que as ‘vitimas’ também são sejam caracterizadas com maquiagem e os locais de bueiro sejam marcados.
No dia, será implantado o Mapa Comunitário de Risco – Deslizamentos de Terra, onde será realizado um exercício com a população local explicando as informações contidas no material, além da fixação das placas de sinalização indicando, por exemplo, rotas de fuga, áreas sujeitas a deslizamentos, ponto de encontro para uma possível evacuação e local de abrigo provisório.
Também será criado o 1° NUPDEC (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil), que é um núcleo formado por voluntários da própria comunidade, para promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar e/ou reduzir ocorrências de desastres. O Conselho Regional de Medicina Veterinária aturará no acolhimento aos pets resgatados durante uma situação de desastre.
Instalação de sirenes em área de risco
A Defesa Civil deu mais um importante passo para a instalação das sirenes nas áreas de risco. Ao todo, três empresas apresentaram suas propostas. Após a abertura dos envelopes, a empresa Squitter Equipamentos ofereceu a melhor proposta, com valor de R$ 2.448.536,52.
O valor representa uma economia de 46% aos cofres do Estado de São Paulo, já que o valor referencial da licitação era de R$ 4,6 milhões. Após a análise documental, o processo foi homologado e o contrato assinado na última quinta-feira (19).
A empresa terá 120 dias para finalizar a instalação dos equipamentos nas cidades de São Sebastião, na Vila do Sahy, no Guarujá, na Barreira do João Guarda e em Franco da Rocha, no Jardim dos Reis. Cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas. A cidade de São Sebastião será a primeira a receber os equipamentos, em seguida o Guarujá e Franco da Rocha.
Serviço:
Capacitação do Ciclo de Treinamentos para chuvas de verão
Data: 24 e 25 de outubro
Horário: 9h
Local: Teatro Municipal de São Sebastião
Avenida Dr Altino Arantes, nº 2, Centro
Distribuição de Cartilha informativa para Vila Sahy
Data: 26 e 27 de outubro
Horário: das 9h às 16h
Local: Vila Sahy
Exercício Simulado Vila Sahy
Data: 28 de outubro
Horário: 9h
Local: Vila Sahy