São Paulo vai sediar congresso internacional de Pagamento por Serviços Ambientais

PSA tem sido apontado, mundialmente, como um mecanismo eficaz para proteção de áreas naturais e promoção do desenvolvimento local

sáb, 24/11/2012 - 10h06 | Do Portal do Governo

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) tem sido apontado, mundialmente, como um mecanismo eficaz para proteção de áreas naturais e promoção do desenvolvimento local. Para debater iniciativas desse tipo, São Paulo será palco do IV Congresso Internacional de PSA, entre os dias 26 e 29 de novembro, no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro, na zona sul da capital.

– Veja a programação completa

O Congresso tem como tema central a “Avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico ambiental” e vai reunir representantes de diversos países. Durante as diversas sessões temáticas, outros temas serão enfocados, como: comunicação, mobilização e capacitação de atores em iniciativas de PSA; aspectos legais, arranjos institucionais e financiamento para o desenho e implementação de esquemas de PSA, procedimentos e metodologias para a avaliação e monitoramento de serviços ambientais e impactos socioeconômicos e ambientais de iniciativas PSAs.

Mais de 500 participantes, representantes de instituições de pesquisa, ensino, extensão, organizações não governamentais, assim como produtores e empresas do segmento ambiental e produtivo são esperados no encontro.

As expectativas do congresso são grandes. O debate sobre iniciativas de PSAs visa contribuir para o desenvolvimento de estratégias de produção sustentável e a conservação dos ecossistemas. Especialistas com notório conhecimento sobre os temas terão uma oportunidade ímpar para reflexões, troca de ideias e disseminação de conhecimentos, buscando melhor estruturar o desenvolvimento e a promoção de mecanismos de financiamento para o bom manejo e a conservação do ambiente.

O IV Congresso Internacional de PSA é promovido pelo Instituto Vitae Civilis, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), Rede Ibero-Americana de PSA (REDIPASA), The Nature Consevancy (TNC) e Forest Trends. A Agência Nacional de Águas (ANA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O evento tem o apoio da Comunidade de Aprendizagem PSA, Senac, Fundação Grupo Boticário, Centre Forestal e Fundo Vale.

Serviço

IV Congresso Internacional de PSA

Datas:

26/11/2012 – abertura às 19h.

27 e 28/11/2012 – 8h às 19h.

29/11/2012 – Atividades externas

Local: Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro – São Paulo/SP

Da Secretaria do Meio Ambiente