São Paulo sedia Congresso de Pagamentos por Serviços Ambientais

Durante quatro dias, pesquisadores, ambientalistas, produtores rurais e empresas discutirão iniciativas de PSA e suas implicações na qualidade ambiental e socioeconômica

seg, 01/10/2012 - 16h27 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo será palco do IV Congresso Internacional de Pagamentos por Serviços Ambientais, que será realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, no Centro Universitário Senac – campus Santo Amaro, na capital. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do congresso: www.aprendizagempsa.org.br/congressointernacional.

Devido à importância estratégica do desenvolvimento de iniciativas e políticas públicas relacionadas ao PSA e à grande experiência paulista na área, São Paulo foi escolhido como anfitrião do congresso, que tem realização da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em conjunto com a Rede Internacional de PSA – Redipasa, Vitae Civilis e a Comunidade de Aprendizagem em PSA.

A programação científica do Congresso Internacional, cujo tema é “Avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico ambiental”, incluirá conferências, apresentação de pôster, visita técnica e sessões temáticas (com espaço para apresentação oral), que discutirão os temas: comunicação, mobilização e capacitação de atores em iniciativas de PSA; aspectos legais, arranjos institucionais e financiamento para o desenho e implementação de esquemas de PSA; procedimentos e metodologias para a avaliação e monitoramento de serviços ambientais e impactos socioeconômicos e ambientais de iniciativas PSAs.

O Congresso cria a oportunidade de reunir especialistas com notório conhecimento sobre o assunto para debater sobre iniciativas de PSAs que contribuem para o desenvolvimento de estratégias de produção sustentável e a conservação dos ecossistemas. Os resultados serão editados em um documento de recomendações para uso nas instituições e no planejamento das ações, políticas públicas ou capacitações de técnicos e usuários.

O público alvo estimado de 500 participantes será constituído por representantes de instituições de pesquisa, ensino, extensão, organizações não governamentais, assim como, produtores e empresas do segmento ambiental e produtivo.

Edições anteriores

Em outubro de 2010 foi realizado o Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais no Centro Tecnológico Florestal de Catalunha (CTFC), em Solsona, Catalunha, Espanha, com o tema PSA: ferramentas para gestão e conservação do Patrimônio Natural.

A cidade mexicana de Ixtapan de la Sal sediou o Congresso em 2011, quando a temática foi PSA: mecanismos para Governança dos Recursos Naturais.

Pagamentos por Serviços Ambientais

Pagamentos por Serviços Ambientais é uma modalidade de projetos que tem se provado uma das melhores ferramentas da tão almejada sustentabilidade, que por sua vez se baseia em três pilares: ambiental, econômico e social. A iniciativa segue o conceito de beneficiar financeiramente os produtores rurais que prestam um serviço cujo resultado é o ganho de qualidade ambiental.

O Brasil foi escolhido pela comunidade internacional a sediar o Congresso, por conta das experiências e programas instituídos em PSA no país. No Estado de São Paulo, o PSA foi implantado como ferramenta da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). Em 2011, o projeto piloto Mina D’água foi lançado e está sendo implantado em 21 municípios, repassando recursos para produtores rurais que preservam nascentes em áreas de abastecimento.

Serviço

IV Congresso internacional de PSA
Data: 26 a 29 de novembro de 2012
Local: Centro de Convenções do Centro Universtário Senac – Campus Santo Amaro – São Paulo/SP
Contato: congresso@aprendizagempsa.org.br

Da Secretaria do Meio Ambiente