São Paulo sedia a primeira Copa do Mundo de Rugby Sub-20

Pela primeira vez, o evento acontece no Brasil, entre os dias 9 e 21 de julho. A cidade-sede será São José dos Campos.

ter, 25/06/2019 - 14h44 | Do Portal do Governo

O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou, nesta terça-feira (25), em entrevista coletiva com o Presidente da Confederação Brasileira de Rugby, Eduardo Mufarej, o Vice-Presidente da World Rugby, Agustín Pichot, e atletas da seleção brasileira M20, que este ano o torneio mundial acontecerá no Brasil, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

A 12ª edição do torneio receberá oito times: Brasil, Canadá, Hong Kong, Japão, Portugal, Quênia, Tonga e Uruguai. Eles disputarão uma vaga no U20 Championship, no qual jogam as principais equipes sub-20, que é a elite do rugby nessa categoria.

O formato da competição envolve dois grupos de quatro equipes e também é plataforma de desenvolvimento para os jovens atletas, que se tornarão as estrelas do futuro em muitos dos países emergentes do rugby.

“O Governo de São Paulo apoia a Confederação de Rugby e trabalha em projetos de formação de atletas, principalmente nas regiões de vulnerabilidade social. A profissionalização da Confederação nos times de base nos faz acreditar no poder de transformação do esporte”, afirma o Vice-Governador.

Também participaram do evento o Secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, que destacou a vocação do brasileiro para esportes coletivos e como este tipo de evento atrai turistas. “A Copa do Mundo ocorre nas férias de inverno na região do Vale do Paraíba, já vocacionada para receber turistas nesse período do ano”.

O Secretário de Esportes, Aildo Rodrigues, lembrou que rugby e futebol chegaram juntos pelas mãos e pés do brasileiro Charles Muller. “Estamos atentos ao crescimento da prática do rugby, especialmente entre os jovens, e apoiamos por meio da lei de incentivo projetos nas regiões mais carentes”, afirma Aildo.

No Brasil, são mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.