São Paulo movimentou 4,2 bilhões de animais em 2017

Foram emitidas 842.948 guias de trânsito animal (GTA) por meio do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave)

seg, 29/01/2018 - 10h49 | Do Portal do Governo

Dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento mostram que, em 2017, foram emitidas no Estado de São Paulo 842.948 guias de trânsito animal (GTA) por meio do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). Deste total, 58.366 GTAs tiveram outros Estados como destino e 784.582 a movimentação dentro do Estado.

O total de animais movimentados foi de 4,2 bilhões de animais, sendo que 764 milhões foram para outros Estados e 3,5 bilhões dentro do Estado. Com relação à espécie, foram movimentados: 4,1 bilhões de aves e ovos férteis; 70,8 milhões de animais aquáticos; 8,7 milhões de bovídeos; 2,5 milhões de suídeos; 249 mil equídeos; e 740 mil animais de outras espécies.

O principal objetivo da guia de trânsito é a sanidade dos rebanhos, fornecendo ao órgão oficial de defesa agropecuária informações precisas para tomadas rápidas de decisões caso seja diagnosticada alguma doença. Como explica Fernando Gomes Buchala, coordenador da Defesa Agropecuária, o trânsito de animais é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de doenças nos rebanhos. “O controle da movimentação é uma ferramenta essencial de rastreabilidade para aumentar a segurança e o controle sanitário dos rebanhos e evitar a introdução de doenças que possam por em risco a saúde da população e dos rebanhos ou causar prejuízos aos produtores e a perda da credibilidade dos produtos agropecuários de São Paulo”, disse Buchala.

A GTA é o documento oficial obrigatório em todo o território nacional para o trânsito de ovos férteis e embrionados e de animais destinados à cria, recria, engorda, reprodução, abate, participação em eventos de concentração e até mesmo para o transporte de animais entre propriedades do mesmo dono e no mesmo município.

No Estado de São Paulo, desde 2012 a guia é emitida eletronicamente, tornando-se uma facilidade a mais para o criador e maior confiabilidade nas transações realizadas. Para a emissão da GTA é necessário que tanto o vendedor como o comprador estejam devidamente cadastrados no sistema.

O Estado de São Paulo conta com um total de 517 médicos veterinários habilitados para emissão do documento, sendo que 142 para a emissão de GTA para aves e ovos férteis; 184 para animais egressos de eventos de concentração de animais; 160 para equídeos e 31 para suídeos, laboratório, animais aquáticos e aves silvestres. A habilitação é feita por meio de curso/treinamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento