São Paulo lançará edital para construção de usinas a gás

Medida faz parte de um conjunto de ações para aumentar a segurança energética no Estado

ter, 07/07/2015 - 15h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin deu, nesta terça-feira, 7, o sinal verde para a construção de novas usinas termoelétricas a gás no Estado, capazes de produzir até 1.500 MW, equivalente a toda a capacidade instalada de uma hidrelétrica de grande porte como Porto Primavera. As usinas serão instaladas em áreas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), junto à Unidade de Geração Termelétrica Piratininga, na cidade de São Paulo.

Um decreto do governador autoriza a EMAE a lançar um edital de chamamento ao setor privado, que viabilizará os investimentos, construirá e fará a operação das usinas. Próximas aos centros de carga, as usinas vão aumentar a oferta firme de energia em um ponto estratégico, garantindo segurança e diversificação energéticas no maior Estado consumidor de energia do país. Ultramodernas, elas terão equipamentos que, ao mesmo tempo em que reduzem a emissão de poluentes, elevam a sua capacidade produtiva.

“Nós estamos anunciando hoje um conjunto de medidas essenciais para oferecer mais energia, por um lado, e por outro lado, torná-la mais barata” afirmou o governador durante a cerimônia.

Também no evento, foi apresentado o projeto do Gasoduto Rota 4, iniciativa privada que ligará a exploração de gás no pré-sal na Bacia de Santos até os sistemas de distribuição de gás no Estado de São Paulo, e foi dada autorização para que as secretarias de Energia e da Saúde implantem o Programa de Geração Distribuída de Energia Elétrica e Térmica no Complexo Hospitalar das Clínicas.

Os anúncios são os primeiros passos de uma série de ações combinadas para assegurar a oferta, a geração de energia e a utilização de gás por grandes unidades consumidoras, como é o caso do Complexo Hospitalar das Clínicas. O governador também sancionou Projeto de Lei que dará à Cesp mecanismo jurídico para constituir Sociedades de Propósitos Específicos. A lei permitirá à Cesp empreender novas ações que visem à expansão da oferta de energia, alinhadas com as políticas públicas de redução de carbono e mudanças climáticas.

Mais informações:
Secretaria de Energia – Assessoria de Imprensa
(11) 3124-2110