São Paulo divulga os salários dos servidores na internet

O Governo do Estado de São Paulo já disponibiliza, no Portal da Transparência, a relação e remuneração de seus servidores públicos. A divulgação começa com a folha de pagamento referente […]

sex, 27/07/2012 - 13h19 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo já disponibiliza, no Portal da Transparência, a relação e remuneração de seus servidores públicos.

A divulgação começa com a folha de pagamento referente ao mês de junho de 2012, apresentando os salários bruto e líquido de 1,077 milhão de servidores públicos ativos, inativos e pensionistas das secretarias e autarquias estaduais. A despesa total com a folha é cerca de R$ 3,4 bilhões por mês.

As consultas podem ser feitas por nome, órgão, cargo ou situação (ativo, aposentado ou pensionista) através do banner “Remuneração Mensal de Servidores Públicos” no portal www.transparencia.sp.gov.br.

Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas do Governo de SP para ampliar o grau de transparência e controle dos atos da administração.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência Estadual (www.transparencia.sp.gov.br) foi lançado em janeiro de 2012 com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão às informações disponíveis sobre a administração pública paulista. No site, o internauta poderá acessar, entre outros, dados sobre investimentos, receitas e despesas, tabelas de remuneração de agentes públicos, gastos com pagamento de diárias, materiais e serviços.

Desta forma, o portal centraliza em um ambiente único os links que conduzem o cidadão às informações desejadas, tornando a consulta mais rápida, objetiva e simplificada. Para ajudar nesta busca por informações, a página inicial do Portal dispõe de um glossário e manual de navegação.

O Portal da Transparência Estadual foi instituído pelo Decreto n° 57.500, de 8 de novembro de 2011, e está sob responsabilidade da Corregedoria Geral da Administração, órgão vinculado à secretaria da Casa Civil.

Assessoria de Imprensa da Casa Civil