São Paulo contrata novo Inventário Florestal da Vegetação Nativa

Mapeamento estadual começou nesta quinta-feira (21), Dia Internacional das Florestas

sex, 22/03/2019 - 9h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do Instituto Florestal, contratou um novo Inventário Florestal da Vegetação Nativa do Estado de São Paulo.

O estudo começou nesta quinta-feira (21), Dia Internacional das Florestas, e tem como prazo para ser concluído março de 2020. Até lá, o levantamento apresentará balanços trimestrais com os dados levantados para o documento.

“O Inventário é base para o fortalecimento e planejamento de ações sustentáveis do Governo que garanta ao povo paulista mais qualidade de vida”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

No último mapeamento, realizado em 2010, foi apontado que 17,5% do território paulista é coberto por vegetação nativa.

“Com a execução em andamento de diversos projetos da Secretaria, como o Programa Nascentes, Conexão Mata Atlântica, Município Verde Azul, Zoneamento Ecológico-Econômico e outros, tenho uma perspectiva positiva desse novo estudo”, afirma o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

A empresa especializada em soluções de geotecnologia e sistemas de informação geográfica Geoambiente será a responsável pelo estudo de R$ 1,4 mi, viabilizado com recursos da Câmara de Compensação Ambiental do Estado de São Paulo.

“A expectativa desse novo mapeamento é que ele mostre da forma mais fiel a realidade atual de nossa vegetação natural, desde as grandes áreas até os mais pequenos fragmentos, que têm grande importância para a manutenção e recuperação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos de nosso Estado, aumentando a eficiência das ações da SIMA”, explica o pesquisador científico do Instituto Florestal e coordenador do projeto, Marco Aurélio Nalon.

O novo mapeamento servirá de base para todas as ações da SIMA de licenciamento, fiscalização, conservação e pesquisa ambiental.

Os primeiros resultados serão das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo e serão divulgados à medida que estas regiões estiverem completamente mapeadas.

Ao longo dos anos, o Inventário tem fornecido suporte científico fundamental para embasamento de políticas públicas setoriais, para orientar as estratégias de preservação e restauração da biodiversidade nativa do Estado.

O documento apresenta, de acordo com sua importância biológica, os fragmentos de mata para a criação de Unidades de Conservação Integral, de áreas prioritárias para a implantação de Reserva Legal ou Reserva Particular de Patrimônio Natural e para Restauração (corredores ecológicos), interligando fragmentos de vegetação nativa.

Da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente