São Paulo Companhia de Dança vai a Praia Grande para apresentações gratuitas

Companhia apresenta espetáculo e realiza duas atividades educativas e de formação de plateia

qua, 01/02/2017 - 19h41 | Do Portal do Governo

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), mantida pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, sob direção de Inês Bogéa, volta a Praia Grande, no litoral paulista, para apresentar um espetáculo gratuito no dia 4 de fevereiro, às 20h, no Teatro Municipal Serafim Gonzalez (Av. Presidente Costa e Silva, 1.600 – Boqueirão). Além disso, a Companhia realiza duas atividades educativas e de formação de plateia no mesmo teatro: um Espetáculo Gratuito para Estudantes e Terceira Idade (03/02) e uma Oficina de Dança (04/02). As atividades educativas também são gratuitas.

Durante o espetáculo noturno, o público poderá conferir The Seasons (2014), de Édouard Lock – vencedor do Prix de la Danse de Montréal, realizado em 15 de novembro de 2016 em Montreal, no Canadá – ; o Grand Pas de Deux de O Corsário, da SPCD, a partir do original de 1858 de Marius Petipa (1818-1910); e Pivô (2016), de Fabiano Lima, que ficou em terceiro lugar na categoria melhor coreografia na escolha do júri do prêmio Melhores do Ano de 2016, em enquete promovida pelo Guia da Folha.

”É muito bom voltar a Praia Grande. Esta é a quinta vez que nos apresentamos na cidade e ficamos muito felizes com a receptividade e por conhecer pessoas que se interessam por dança”, fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

Educativo

A programação das atividades educativas começa no dia 3 de fevereiro (sexta-feira), às 15h, com o Espetáculo Gratuito para Estudantes e Terceira Idade. Na ação, o público estabelece um contato geral com o universo da dança: assiste a coreografias do repertório da SPCD e recebe um material didático com ilustrações assinadas por cartunistas brasileiros. Durante a atividade, Inês Bogéa sobe ao palco para mediar brincadeiras com os alunos, trazendo a dança para uma linguagem lúdica e divertida.

Para encerrar o repertório das atividades educativas, a companhia realiza a oficina de dança Técnica de Balé Clássico, no dia 4 de março, às 10h. Na oficina de Balé Clássico, os participantes têm a oportunidade de conhecer um panorama da técnica de balé clássico usada em uma companhia profissional.

Para participar das atividades das Oficinas de Dança e do Espetáculo Gratuito para Estudantes e Terceira Idade, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da SPCD. Informações podem ser obtidas pelo e-mail educativo@spcd.com.br. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Teatro Municipal Serafim Gonzalez.

Acessibilidade

A São Paulo Companhia de Dança utiliza o recurso de audiodescrição – modo que transmite ao público cego e surdo, por meio de fones de ouvido, informações sobre cenário, figurino e, principalmente, os movimentos dos bailarinos – em suas apresentações por espaços públicos do interior e da capital paulista desde 2013.

Neste ano, com o objetivo de viabilizar a implantação de mais recursos de acessibilidade comunicacional, a SPCD promove e amplia o programa. A tecnologia avançada do aplicativo Whatscine transmite para smartphones e tablets os recursos de audiodescrição, interpretação em LIBRAS e subtitulação, permitindo às pessoas com deficiência entrar em contato com a experiência da dança.

Saiba mais sobre as obras

THE SEASONS (2014)
Coreografia e iluminação: Édouard Lock
Música original:  The Seasons, de Gavin Bryars, publicada pela Schott Music Ltda.
Cenografia: Armand Vaillancourt
Figurinos: Liz Vandal (mulheres), Édouard Lock (homens)

As imagens criadas por Édouard Lock em The Seasons revitalizam o sentido da memória da dança. Na cena, é possível observar diversas camadas que interagem umas com as outras – dança, música, cenário e luz – e criam novas relações, tanto para quem vê, quanto para quem está na cena. Cada gesto tem seu correspondente em um movimento da luz, que corta o espaço como se editasse ao vivo o que se vê. Lentidão e rapidez permeiam as cenas desorientando nossa percepção.

GRAND PAS DE DEUX DE O CORSÁRIO (2015)
Coreografia: SPCD a partir do original de 1858 de Marius Petipa (1818-1910), baseado em O Corsário, de Lord Byron
Música: Adolphe Adam (1803-1856)
Figurinos: Tânia Agra
Iluminação: Wagner Freire
Duração: 10 minutos com 2 bailarinos

O Grand Pas de Deux de O Corsário dançado pela SPCD está presente no segundo ato da obra e revela a cumplicidade entre Medora e Ali. Essa coreografia apresenta o virtuosismo técnico dos intérpretes aliado à uma dramaticidade lírica que deixa ver os sentimentos de pessoas que partilham de uma visão de mundo em busca da liberdade.

PIVÔ (2016)
Coreografia: Fabiano Lima
Músicas: Quem sabe? (1859) cantada por Adriana de Almeida e executada ao piano por Olinda Alessandrini e Bailado dos índios da ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes (1836-1896), executadas pela Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo sob regência de Armando Bellardi
Figurino: Cássio Brasil
Luz: Guilherme Paterno
Duração: 16 minutos

Criada para o Ateliê de Coreógrafos 2016, a obra se vale de referências do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea. Com música da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, a coreografia traz para a cena o ambiente brasileiro com sonoridades conhecidas. O figurino de Cássio Brasil dialoga com a luz de Guilherme Paterno e evidencia as diferentes camadas de cor da obra. “É uma coreografia de troca e percepção para entendermos como essa dança passa de um corpo para o outro. Gosto de trabalhar com elementos cênicos, dá identidade aos meus trabalhos”, diz Fabiano.

Serviço

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA | PRAIA GRANDE
The Seasons, de Édouard Lock; Grand Pas de Deux de O Corsário, da SPCD a partir do original de 1858 de Marius Petipa; e Pivô, ambas de Fabiano Lima

Dia 4 de fevereiro | sábado, às 20h
Teatro Municipal Serafim Gonzalez
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande/SP
Telefone: (13) 3496-5719
Duração: 90 min
Ingressos: A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos no teatro 1 hora antes dos espetáculos.
Capacidade: 513 | Classificação Indicativa: Livre

ESPETÁCULO GRATUITO PARA ESTUDANTES E TERCEIRA IDADE
Dia 3 de fevereiro | sexta-feira, às 15h
Teatro Municipal Serafim Gonzalez
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande- SP
Telefone: (13) 3496-5719
Duração: 60 minutos
Ingressos: A entrada é gratuita. Para participar basta enviar e-mail para educativo@spcd.com.br
Capacidade: 513 | Classificação Indicativa: Livre

OFICINA DE BALÉ CLÁSSICO
Dia 4 de fevereiro | sábado, às 10h
Teatro Municipal Serafim Gonzalez
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande- SP
Telefone: (13) 3496-5719
Duração: 60 minutos
Idade mínima: 12 anos
Ingressos: A entrada é gratuita. Para participar basta enviar e-mail para educativo@spcd.com.br
Capacidade: 513 | Classificação Indicativa: Livre

Da Secretaria da Cultura