São Paulo abre colheita do café com perspectiva de crescimento de 20% na safra

Na abertura do 11º Sabor da Colheita, na sede do Instituto Biológico (IB), foi lançado também o "Guia de sanidade" e as apostilas e vídeos da tecnologia sustentável desenvolvida pelo Biológico

qua, 25/05/2016 - 17h27 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, abriu na manhã desta quarta-feira, 25, em São Paulo, a colheita do café em território paulista no ano de 2016, que deve ser 20% maior que no ano anterior. Na abertura do 11º Sabor da Colheita, na sede do Instituto Biológico (IB), da secretaria, foi lançado também o “Guia de sanidade” e as apostilas e vídeos da tecnologia sustentável desenvolvida pelo Biológico.

Arnaldo Jardim ressaltou o crescimento nacional da safra cafeeira esperado para este ano, que deve chegar a 14,6% – passando das 4,5 milhões de sacas de 2015 para 5,5 milhões em 2016. O secretário destacou ainda que, no Estado de São Paulo, esse aumento será ainda maior, acima de 20%, um reflexo do bom trabalho que o setor tem feito em áreas como pesquisa tecnológica, sanidade e manejo.

“Queria desejar um bom início de colheita. Que se colha mais do que o produto, se colha aquilo que agrega renda ao produtor rural”, desejou o secretário, elogiando que “em um momento onde muitos se quedam com a crise, no Estado de São Paulo temos um governador, Geraldo Alckmin, empreendedor que tem apontado rumos. Temos ainda um setor que responde a isso e uma equipe de qualidade na Secretaria”.

Elogios também foram feitos por Nelson Carvalhaes, presidente da Câmara Setorial do Café da Secretaria, destacando que quase 25% dos grãos exportados pelo Brasil são considerados pelo mercado mundial como de ótima qualidade. “É o resultado de um trabalho constante. O café vem melhorando e a produtividade vem crescendo”, lembrou.

Ele disse também que o território paulista pode não ser mais o maior produtor nacional, mas continua sendo essencial para o desenvolvimento da cafeicultura. Isso porque grande parte das empresas de torrefação, além do maior porto exportador de café, em Santos, ficam em São Paulo. O próprio Instituto Biológico, com o único cafezal urbano do mundo, foi criado para auxiliar a solucionar problemas da cultura, como a broca.

A edição do evento que abre oficialmente a colheita atraiu visitantes da capital paulista e do Grande ABC, como Abadia Chaves, presidente da Associação Renascer, de Diadema, formada por animadas mulheres da melhor idade. Aos 72 anos, a mineira de São Sebastião do Paraíso colheu café dos 4 aos 18 anos e tem uma memória afetiva com a cafeicultura. “Eu volto no tempo quando vejo um cafezal tão bonito assim”, confessou, revelando ainda que mantém várias mudas da planta em sua casa.

A estudante Alexia Araújo, de 19 anos, também gostou de visitar o cafezal do IB – pela primeira vez, mesmo morando na Vila Mariana. “Achei o lugar lindo, quero voltar mais vezes. É bom vermos de perto assim para saber como é feita a produção”, contou. Os grãos colhidos pela população serão beneficiados e resultarão em um lote especial que será doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), presidido pela primeira-dama paulista, Lu Alckmin.

Conhecimento

A manhã no Biológico foi o momento também de seguir as orientações do governador Geraldo Alckmin para a Secretaria, aproximando do produtor rural o conhecimento gerado nas pesquisas do Instituto. Foi feito o lançamento do “Guia de Sanidade Vegetal”, uma reunião de informações úteis sobre culturas, pragas e doenças para ser usado no campo ou nas pesquisas.

A pesquisadora da Secretaria que atua no IB Eliana Ribas explicou que “o Guia está aberto a receber mais informações. Acessem e participem com a colaboração de vocês”. A plataforma online permite que o interessado acesse os dados de qualquer lugar do mundo, na lavoura, no laboratório ou em sala de aula – basta estar conectado à internet.

Também foi lançado o material de tecnologia sustentável do Instituto, formado por vídeos e apostilas do Programa de Sanidade na Agricultura Familiar (Prosaf) da Secretaria. “Com esse material, estamos seguindo o que sempre disse o secretário Arnaldo Jardim: aproximar o conhecimento gerado por nós da aplicação dele no campo”, finalizou Antonio Batista Filho, diretor do Biológico.

O cafezal urbano tem 1.600 pés distribuídos em 10 mil metros quadrados e é aberto à visitação. Mais informações pelo telefone (11) 5087-1701 ou pelo site www.biologico.sp.gov.br. O Instituto Biológico fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana – São Paulo (SP).

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento