São José dos Campos adere à Operação Delegada

O convênio terá como objetivo o combate ao comércio ambulante irregular na cidade

ter, 15/10/2013 - 20h06 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 15, convênio entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura de São José dos Campos para colocar em prática a Operação Delegada no município.

“Atividade Delegada é um ganha-ganha, porque o policial ganha – ele trabalha fardado, armado, de acordo com o comando da Polícia, melhora o seu salário – e de outro lado, a cidade ganha um policiamento maior. Mais Polícia na rua, ostensiva, preventiva, e melhor integração com as prefeituras municipais, que é muito bom para a eficácia do trabalho policial”, afirmou o governador.

A parceria permite que policiais militares auxiliem o município no patrulhamento, em suas horas de folga. O convênio em São José dos Campos terá como objetivo o combate ao comércio ambulante irregular na cidade.

Os horários e a área de atuação devem ser definidos após a assinatura do convênio, em conjunto entre a Prefeitura e a PM. A estimativa é que 23 policiais trabalhem diariamente na Operação Delegada. Os valores pagos por hora trabalhada diferem de acordo com a patente dos policiais: R$ 26,71/hora para coronel, tenente-coronel, major e capitão e R$ 20,03/hora para demais patentes.

Implantada de forma pioneira na capital, em 2009, a Operação Delegada é desenvolvida em outras 22 cidades – duas delas na Grande São Paulo. Os últimos municípios a assinar o convênio foram Angatuba, Guaratinguetá, Taubaté, Tanabi e Poá – em junho de 2013.

Outras prefeituras também manifestaram, recentemente, interesse na ação e preparam, em conjunto com a PM, a regulamentação.

Além de aumentar o efetivo fardado nas ruas, a parceria contribui para a redução de indicadores criminais e aumento da sensação de segurança da população. As atividades são compatíveis com as funções dos policiais e sempre definidas entre a Polícia Militar e cada cidade.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685 / 6910