Santo André adere ao Programa Creche Escola

Secretário de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, e prefeito Carlos Grana assinaram termo garantindo recursos para atender até 150 crianças

sex, 12/07/2013 - 16h31 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quarta-feira, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, beneficiou o município de Santo André com o Creche Escola. O encontro foi com o prefeito Carlos Grana e o secretário de Comunicação Leandro Laranjeira, na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para o secretário Hamam, é meta do Governo do Estado implantar, pelo menos, uma creche em cada município. Serão mil unidades até 2014 para as 645 cidades paulistas. “O prefeito apresentou um objetivo muito claro de zerar o déficit de vagas em creches de Santo André. Com o Creche Escola, vamos contribuir para que o município alcance sua meta”, afirmou.

O prefeito Carlos Grana contou que o município tem uma demanda reprimida de aproximadamente três mil vagas para o ensino infantil. “Essa adesão vem em boa hora. Assumimos o compromisso de zerar o déficit na cidade até 2016 com oferta de vagas para crianças de zero a três anos, por isso, precisamos ampliar a oportunidade para os pais colocarem seus filhos nas creches e trabalharem com tranquilidade”, explicou.

São três os modelos que poderão ser escolhidos pelo município, no ato da assinatura do convênio. O menor tem área construída de 651 metros quadrados, com capacidade de atender 70 crianças de zero a quatro anos. O modelo maior tem 813 metros quadrados, podendo atender 150 crianças de zero a quatro anos ou 130 crianças de zero a seis anos.

Grana aproveitou a visita para informar ao secretário Rogerio Hamam sobre o andamento do processo do Centro Novo Dia para Idosos. “Já definimos o local, será na Rua das Figueiras, região central, onde se concentra grande parte da população idosa da cidade”. Eles também conversaram sobre outras ações sociais, como o programa São Paulo Solidário de superação da extrema pobreza e o Recomeço, de enfrentamento ao crack, ambos do Governo do Estado.

Creche Escola

O Programa Creche Escola, lançado em setembro de 2011, é desenvolvido pela Secretaria Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação. O programa tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

A contrapartida do município é apresentar terreno próprio abastecido com rede de água, esgoto, energia, telefone e divisas muradas. A unidade e os equipamentos são custeados pelo Governo do Estado, que investe em média R$ 1,5 milhão por Creche.