Santa Rita do Passa Quatro recebe programa Água Limpa

Estância climática terá 100% do esgoto urbano tratado

sex, 16/08/2013 - 20h03 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni e do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., participou nesta sexta-feira, 16 de agosto, da assinatura de convênio do programa Água Limpa em Santa Rita do Passa Quatro.

Com investimento de R$ 5,3 milhões do Governo do Estado, serão construídos 1.060 metros de coletor tronco, estação elevatória de esgoto, 240 metros de linha de recalque, sistema de tratamento de esgoto constituído por lagoa aerada e lagoa de decantação, mais 160 metros de emissário de esgoto tratado. “Nós estamos fazendo um esforço para limpar e despoluir os rios. Hoje a maior causa de poluição nas bacias hidrográficas é o esgoto in natura ou não tratado”, explicou o governador.

Com as obras, Santa Rita do Passa Quatro, que atualmente não trata o esgoto coletado na área urbana, alcançará 100% de tratamento, beneficiando diretamente 24.500 habitantes, com capacidade de atender o crescimento populacional até 2030. O sistema de esgotamento sanitário também ajudará na preservação do córrego Capituva, que deixará de receber 44 toneladas/mês de carga orgânica, lançadas atualmente sem tratamento, além de colaborar para revitalizar a bacia do rio Mogi Guaçu.

Programa Água Limpa

O programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e da Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH)
(11) 3218-5604