Saiba como ser voluntário do Programa Escola da Família

Cerca de 2,5 mil escolas estaduais fazem parte do programa da Educação

ter, 14/06/2016 - 20h14 | Do Portal do Governo

Alunos e demais pessoas interessadas em participar do Escola da Família podem atuar como voluntários do programa. Para participar, o candidato deve se dirigir a uma unidade de ensino participante do Escola da Família e apresentar proposta por escrito. Os projetos podem ser apresentados ao longo de todo o ano, exceto nos meses de dezembro e janeiro, período em que as escolas entram em recesso.

Clique aqui e encontre a unidade mais próxima

Os projetos devem ser desenvolvidos dentro dos eixos do programa que são: esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Além disso, o voluntário deve ser responsável, ajudar a organizar ou participar, por exemplo, de reformas e mutirões de limpeza, gincanas e eventos, campanhas e atividades educativas, como contar histórias para crianças.

Sobre o Programa

No Escola da Família, a abertura das escolas, aos finais de semana, garante um espaço público que estimula a participação cidadã no desenvolvimento de atividades sociais, possibilita que a própria comunidade possa gerir-se e fomenta sua presença na construção e condução do Programa, aliando forças entre a sociedade civil e o Poder Público.

Segundo levantamento feito pela Educação, o Estado de São Paulo possui 2,5 mil escolas que fazem parte do programa. Os voluntários do Escola da Família executam e promovem de atividades gratuitas para a comunidade, e são supervisionados pelos vice-diretores e educadores profissionais das unidades, e professores coordenadores dos núcleos pedagógicos (PCNP) das diretorias de ensino.

Da Secretaria da Educação