Saiba como funciona a Central de Achados e Perdidos da CPTM

Estações Brás, Luz, Guaianazes, Osasco e Lapa são as que encaminham maior número de objetos para a Central, localizada na estação Palmeiras-Barra Funda

ter, 27/11/2012 - 20h02 | Do Portal do Governo

Quem nunca esqueceu algum objeto no parque, no clube, na escola ou até mesmo em estações ou trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ? Mensalmente, cerca de sete mil diferentes itens são deixados nas dependências da companhia. O interessante é que alguns deles nunca mais são procurados por seus proprietários.

As estações Brás, Luz, Guaianazes, Osasco e Lapa, por terem maior movimentação, são as que encaminham maior número de objetos para a Central de Achados e Perdidos da CPTM, localizada na estação Palmeiras-Barra Funda. Entre muitos deles, estão itens inusitados e que poderiam ser facilmente lembrados por seus donos, como cadeira de rodas, carrinho de bebê, bengala, exame médico, caixa de ferramenta e instrumentos musicais, entre outros.

Ao longo de 2011, foram encontrados e armazenados cerca de 75 mil itens na Central. No ano passado, cerca de 35 mil usuários recuperaram pertences deixados para trás. Coincidentemente, o mesmo número de objetos que voltaram a seus donos em 2010.

Todos os itens encontrados nas estações da CPTM são encaminhados para a Central, onde passam por uma triagem, visando à identificação de um possível contato do proprietário e são cadastrados no sistema. Se o dono não for localizado, eles permanecem guardados por cerca de 60 dias. Passado esse período, as peças conservadas e bem cuidadas são doadas para o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (Fussesp). Já os documentos pessoais, como RG, são devolvidos aos órgãos expedidores, e os cartões de banco, destruídos.

Para sorte dos esquecidos, na maioria das vezes, cerca de 50% dos itens extraviados são recuperados pelos donos. O alto índice de devolução se deve ao trabalho de pesquisa da Central. “Apenas 20% das devoluções são frutos de iniciativa do proprietário. Os demais 80% resultam de contato ativo feito com o usuário, obtido através de pesquisa minuciosa para localizá-lo, a partir das ‘pistas’ nem sempre evidentes, deixadas nos documentos e objetos”, explica a chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL), Eliete Cury.

Serviço

Se você perdeu algum objeto e acha que pode ter sido em trem ou estação da CPTM, vá até a Central de Achados e Perdidos. Ela funciona na estação Palmeiras-Barra Funda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. Outra opção é o telefone 0800-055-0121.

Da CPTM