Safra paulista de café deverá crescer 33,8%

Levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) também mostra previsões para a cana-de-açucar, os grãos, o tomate e a laranja, entre outros

qui, 30/08/2012 - 19h34 | Do Portal do Governo

A produção paulista de café poderá alcançar 5,24 milhões de sacas beneficiadas, resultado 33,8% maior que o obtido na safra agrícola 2010/11, de acordo com o levantamento de previsões e estimativas de safras do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O acréscimo de 33,6% na produtividade deve-se a, em parte, à ocorrência de chuvas observadas a partir do último trimestre de 2011 e primeiro de 2012, associado ao condizente pacote agronômico utilizado no manejo dos cafezais por parte dos cafeicultores, que propiciou excelente recuperação vegetativa das plantas. A área plantada é de 223,5 mil hectares, praticamente a mesma que a passada.

Para a cana-de-açúcar, a previsão do volume a ser produzido é de 416,3 milhões de toneladas, que representa crescimento de 2,5% em relação à safra anterior com a produtividade esperada de 78,8 t/ha, perfazendo um aumento de 2,3%, afirmam Denise Caser, Ana Maria Pires de Camargo, Carlos Roberto Ferreira Bueno, Felipe Pires de Camargo, José Alberto Angelo e Mario Pires de Almeida Olivetti, autores da pesquisa. Em relação à área total cultivada, a expansão da cultura deve crescer 1,7%, enquanto para a área corte o aumento previsto é de apenas 0,2%. Apesar dos números atuais serem positivos na comparação com a safra 2010/11, o ritmo de crescimento é menor quando comparados as safras dos anos de 2001 a 2010.

Com base nos resultados, os pesquisadores afirmam que a colheita de grãos nesta safra deve somar 7,04 milhões de toneladas, o que representa acréscimo de 10% em relação ao ano agrícola anterior. Essa variação no agregado se deve aos ganhos de produtividade, às condições climáticas que não chegaram a comprometer a produção, à tecnologia aplicada no campo e a um pequeno aumento de 2,5% de área plantada.

Os resultados positivos não se refletem, no entanto na safra 2011/12 do tomate envarado, destinado ao consumo in natura. Nesse caso, a área cultivada de aproximadamente 8,1 mil hectares e produção esperada de 558,5 mil toneladas, representa quedas de 4,6% e de 5,0%, respectivamente, em relação à safra 2010/11. Para a produtividade, espera-se diminuição de 0,5%, chegando a cerca de 68,6 t/ha.

Já para o tomate rasteiro (indústria), a previsão de produção da safra em São Paulo é de 319,8 mil toneladas, 15,7% maior que em 2010/11, resultado principalmente da expansão de área (10,7%), em vista do aumento da demanda por molho de tomate industrializado. Os ganhos de produtividade são da ordem de 4,4%.

A safra paulista de laranja (realizada pelo método subjetivo), para a safra agrícola 2011/12 (safra industrial 2012/13), está estimada em 363,1 milhões de caixas de 40,8 kg, volume 5,6% inferior ao obtido na safra anterior. A queda na produção pode ser creditada principalmente aos fatores climáticos, como a baixa precipitação na época do pegamento, que reduziu a quantidade de frutos por planta da primeira florada. Outro motivo bastante significativo é a maior incidência de doenças que vem acometendo os pomares, como a pinta-preta, o cancro cítrico e o greening, provocados tanto pelos fatores climáticos, que contribuíram para uma maior incidência desses agentes fitopatogêncios, como pela falta de investimento nos tratos culturais.

O volume informado acima inclui tanto as frutas comerciais como os frutos provenientes de pomares não expressivos economicamente, e as perdas relativas ao processo produtivo e à colheita. A área total plantada está sendo prevista em 557,73 mil hectares (2,1% inferior que a plantada na safra passada), sendo 495,78 mil hectares de pomares em produção. A expectativa dos citricultores para essa safra quanto à produtividade média por hectare é semelhante ao ano safra anterior, que foi de 732 caixas de 40,8kg por hectare.

Os resultados finais, para a grande parte das lavouras de maior expressão econômica no Estado de São Paulo foram obtidos no levantamento, pelo método subjetivo, realizado nos municípios paulistas, no período de 1 a 25 de junho de 2012.

O próximo levantamento, a ser efetuado em setembro de 2012, deverá trazer informações mais precisas sobre produções e produtividades das culturas, ainda em desenvolvimento nesta safra. Também trará as primeiras informações de intenção de plantio das culturas da safra de verão para 2012/13 e os resultados finais de 2011/12 dos produtos agrícolas de inverno e das culturas perenes.

As informações deste levantamento também estão disponibilizadas por Região Administrativa. A íntegra está disponível no site www.iea.sp.gov.br.

Do IEA