Sabesp patrocina 36ª Mostra Internacional de Cinema

Companhia é a maior investidora do cinema no Estado de São Paulo e também patrocina seis filmes que serão exibidos no evento

qui, 18/10/2012 - 9h07 | Do Portal do Governo

Pelo 7º ano consecutivo, a Sabesp apoia a Mostra Internacional de Cinema, que terá sua 36ª edição entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, em São Paulo.

A companhia também patrocina seis filmes que fazem parte do evento: “A Busca”, “Colegas”, “Cores”, “O que se move”, “Uma história de amor e fúria” e “Super Nada”. Além de apoiar as produções, a Sabesp mantém o Cine Sabesp, uma sala de cinema de rua, localizada no bairro de Pinheiros, (Rua Fradique Coutinho, 361), que fará parte dos locais de exibição do circuito.

O espaço é destinado ao lazer, cultura e conscientização. A programação prioriza produções independentes, mostras, festivais internacionais, como também os filmes de grande bilheteria. Desde a criação da sala, tiveram início diversos projetos que estimulam a população a frequentar o cinema, como o “Sessão Bairro Escola”, “Escola vai ao Cinema” e o “Cine Vestibular”.

“O acesso à cultura é fundamental para a formação de um indivíduo e, para nós, é um privilégio promover e incentivar a produção cinematográfica do país”, afirma Adriano Stringhini, superintendente de Comunicação da Sabesp.

Sinopses

A Busca – Wagner Moura vive Theo, um pai em crise com o filho adolescente, que resolve fugir de casa. A partir daí, ele inicia uma verdadeira saga por uma rodovia e por pequenos lugarejos atrás do menino. A travessia mostra que, na verdade, quem está em busca de se rever é o próprio pai. Direção de Luciano Moura.

Colegas – Vencedor de melhor filme no Festival de Gramado, mostra três amigos portadores da síndrome de Down (Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg) que, inspirados pelo filme Thelma & Louise, fogem no antigo carro do jardineiro (Lima Duarte) e superam suas limitações para correr atrás de seus maiores sonhos. Roteiro e direção de Marcelo Galvão.

Cores – Conta a história de amizade e desilusão entre três jovens (Acauã Sol, Simone Iliescu e Pedro di Pietro) em uma grande metrópole, marcada por uma rotina ordinária e a alienação impregnada pela sociedade de consumo. Direção de Francisco Garcia.

O que se move – Dirigido por Caetano Gotardo, gira em torno de três famílias distintas que precisam lidar com as dores e alegrias com a chegada – ou perda – de um filho, fato que causa uma mudança significativa em suas rotinas. Com Wandré Gouveia, Rômulo Braga e Henrique Schafer.

Uma história de amor e fúria – É um drama épico que atravessa episódios marcantes da história do Brasil e revê a maneira de contar cinematograficamente o passado de nosso país. A animação ganha vida com as vozes de Selton Mello e Camila Pitanga no elenco principal. Roteiro e direção de Luiz Bolognesi.

Super Nada – Guto (Marat Descartes, vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Gramado) é um artista de rua e aspirante a ator que sonha em um dia ser reconhecido pelo seu trabalho. Ele admira Zeca (Jair Rodrigues), um comediante que trabalha na TV e é idolatrado por muita gente, apesar de estar com a carreira decadente. Direção de Rubens Rewald.

Outras informações e a programação completa da 36ª Mostra Internacional de Cinema estão no site www.mostra.org.

Áudio descrição e acessibilidade

Desde 2011, a Sabesp exige que as produções que têm seu patrocínio disponibilizem uma cópia com recursos que permitam aos deficientes auditivos e também visuais apreciar o filme.

Além disso, a Sabesp também exibe as produções com estes recursos no Cine Sabesp, preparada para receber esse público.

A intenção da companhia com essa iniciativa pioneira no Estado, que beneficia pessoas com deficiência visual e auditiva, é reforçar seu compromisso de formação de plateias, possibilitando a experiência do cinema a todos os públicos.

Investimento em cultura

A Sabesp é a empresa que mais investe em cinema no Estado de São Paulo, além de ser uma das três maiores patrocinadores do cinema nacional. Desde 2004, a companhia iniciou sua participação no Programa de Fomento ao Cinema. Ao todo, a empresa contabilizará R$ 56 milhões em investimentos no setor, com patrocínio a 127 filmes, dentro deste projeto.

Títulos como “Carandiru”, “Pelé Eterno”, “Chega de Saudade”, “Última Parada 174”, “É Proibido Fumar”, “As Mães de Chico Xavier”, “Bróder”, “As Melhores Coisas do Mundo”, “O Sol do Meio-Dia”, “Meu País – O Filme”, “Noel – Poeta da Vila”, “O Menino da Porteira”, “400 contra 1”, “Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios” são alguns que receberam apoio da companhia.

Da Sabesp